Pastoral Vocacional

Você já pensou em Ser Padre?

Jesus chamou para apóstolos “aqueles que Ele quis”, depois de passar a noite em oração. A Igreja viu nisso o chamado ao sacerdócio e também às outras formas de vida religiosa. É Jesus quem chama o jovem à vida sacerdotal, o que não é fácil! A vocação sacerdotal é um chamado a ser “todo de Deus”, estar a serviço do Seu Reino para a edificação da Igreja, para o amor e opção pelos pobres, e para a salvação das almas. A palavra “vocação” vem do latim vocare, que quer dizer “chamar”. Deus põe no coração do jovem esse desejo de servi-lo radicalmente, indiviso, em tempo integral, e por puro amor.

Como perceber o chamado de Deus?

O chamado acontece das mais variadas formas. Muitas vezes não percebemos que é Cristo quem nos aponta um caminho vocacional. Porém, podemos discernir, diariamente, sobre nossa vocação, para compreender o chamado de Deus. Pra isso, precisamos exercitar a cada dia o desejo de servir a Deus através da oração, da caridade e da bondade de coração.

Como faço para Ser Padre?

Se você sente o chamado, mas não consegue discernir ainda se de fato é para a vida Sacerdotal que Deus te chama, entre em contato conosco, para fazermos um processo de acompanhamento vocacional, auxiliando no discernimento. Assim, durante o processo você poderá ingressar no Seminário, para discernir a vocação!

O Que é o Seminário?

O Seminário é a casa onde residem seminaristas e padre. Esta casa é formativa, lugar de oração, estudo e discernimento. Atualmente nosso Seminário diocesano está situado em Santo Ângelo, onde acontecem as etapas da Formação.

Quais as etapas da formação?

Etapa de Acompanhamento: Os integrantes do SAV acompanham os jovens que demonstram interesse em discernir sua vocação, através de encontros vocacionais e visitas à família, e ao seminário.

Etapa do Ensino Médio: Esta etapa se dá para aqueles meninos que cursam o Ensino Médio regular, e acontece já residindo no Seminário, em Santo Ângelo. É um tempo propício para preparar o jovem a seguir Jesus Cristo com ânimo generoso e coração puro.

Etapa do Propedêutico: Esta etapa corresponde a um ano de formação em Santa Cruz do Sul – RS, junto ao Seminário Interdiocesano, que, junto com as demais Dioceses da Província Eclesiástica, os Jovens passam por uma fase introdutória, aperfeiçoando as 5 dimensões da Formação Presbiteral: humana, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária, ajudando no discernimento em vista do Seminário Maior e das futuras Faculdades.

Etapa da Filosofia: Acontece no Seminário Maior com a Faculdade de Filosofia. Esta etapa visa desenvolver uma capacidade crítica do homem e do mundo, no diálogo com a Igreja. Com o objetivo de ajudar a buscar razões para a própria fé, oferecendo de forma livre e consciente a proposta evangélica do serviço no Reino de Deus.

Etapa da Teologia: Esta última etapa acontece no Seminário Maior, em Santo Ângelo, com o Curso de Teologia. Tem o objetivo de preparar Presbíteros Pastores, identificados com a Pessoa de Jesus Cristo Pastor, por meio de uma vivência de comunhão e participação, cultivando a corresponsabilidade, a partilha e a correção fraterna, num processo de formação integral, em vista da missão da Igreja no Mundo.

E daí, quer receber uma visita, e fazer um Acompanhamento Vocacional?

Entre em contato conosco:

WhatsApp: (55) 9 9640 6018

Facebook: SAV Diocese de Santo Ângelo

Instagram: @savstoangelo

E-mail: savsantoangelo@gmail.com

Seminário Mártires das Missões

Endereço:

Rua Cel. Pedro Arão, nº 88

Bairro Sobuski – CEP: 98.801-390

Santo Ângelo - RS

Seminaristas e Assistente de Formação

Atualmente, a Diocese conta com três Seminaristas: Leonardo Envall Diekmann, no quarto ano de Teologia; Jean Rodrigo Pinheiro, no terceiro ano de Teologia; e Robson Schnneider, no propedêutico. Os Seminaristas são acompanhados pelo Pe. Adriano André Maslowski, atualmente Assistente de Formação do Propedêutico, Filosofia e Teologia.

Serviço de Animação Vocacional – SAV

Serviço de Animação Vocacional (SAV) é a atividade da Igreja destinada a cuidar de modo especial do surgimento, do discernimento e do acompanhamento das vocações. É ação vital de cada comunidade cristã em favor das vocações. Em cada diocese há uma equipe que dinamiza este serviço.

O Serviço de Animação Vocacional tem por objetivo animar e conscientizar os cristãos para se comprometerem de maneira nova, vigorosa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora. Procura desenvolver este serviço nas comunidades, nas pastorais, nas escolas e nos movimentos eclesiais, uma cultura vocacional para que os homens e as mulheres, a partir do seu encontro pessoal e comunitário com Jesus, possam responder, segundo a sua condição, ao convite de Jesus: “Vem e segue-me”.

O desafio é grande, mas é grande também a esperança que move essa missão. Importa “avançar e lançar as redes em águas mais profundas” (Lc 5,4-5).

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113