Serviço de Animação Vocacional

“Ide, pois, fazer discípulos, batiza-os, ensinai-lhes a observar tudo o que tenho ordenado” (Mt, 28,19-20).

Serviço de Animação Vocacional (SAV) é a atividade da Igreja destinada a cuidar de modo especial do surgimento, do discernimento e do acompanhamento das vocações. É ação vital de cada comunidade cristã em favor das vocações. Em cada diocese há uma equipe que dinamiza este serviço.

O Serviço de Animação Vocacional tem por objetivo animar e conscientizar os cristãos para se comprometerem de maneira nova, vigorosa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora. Procura desenvolve, nas comunidades, nas pastorais, nos serviços, nas escolas e nos movimentos uma cultura vocacional para que os homens e as mulheres, a partir do seu encontro pessoal e comunitário com Jesus, possam responder, segundo a sua condição, ao convite de Jesus: vem e segue-me.

Atualmente, o Serviço de Animação Vocacional diocesano é formado por membro de 19 instituições religiosas. Constituem a equipe: padres, religiosos e religiosas.

Atenção especial do Serviço de Animação Vocacional é voltada ao cuidado com a vida, desde a concepção até a morte natural. Motivar as pessoas para esse cuidado é característica de suas iniciativas, destacando a importância da oração pessoal, em família e comunidade, bem como o cuidado do planeta, casa de todos.

Reflete, principalmente com os adolescentes e os jovens, sobre os problemas da vida. Mostra valores humanos e cristãos nos quais vale a pena investir, como a atenção aos empobrecidos  e sofredores, o compromisso com a transformação da sociedade.

O desafio é grande, mas é grande também a esperança que move essa missão. Importa “avançar e lançar as redes em águas mais profundas” (Lc 5,4-5).