Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

Carisma:

Confiar na bondade e providência de Deus, reverenciar toda criação; viver o Evangelho em nosso tempo como São Francisco de Assis e Madre Madalena Damen.

Vocações e Formação:

Aquelas que desejam consagrar suas vidas a Deus, em nossa Congregação, entram no processo de formação, discernindo sua vocação nas diversas etapas:

SAV (Serviço de Animação Vocacional). Esta é a primeira etapa do processo formativo para quem deseja descobrir o projeto de Deus para sua vida. A jovem aprofunda sua vocação batismal e reflete sobre os diversos caminhos pelos quais pode seguir Jesus Cristo. O acompanhamento acontece na comunidade paroquial onde reside, e a jovem ainda mora com sua família. Participa de grupos, movimentos ou pastorais da Igreja; de encontros e retiros vocacionais; faz visitas periódicas a uma das casas das Irmãs, a fim de criar laços e conhecer a vida e missão das Irmãs Franciscanas.

Aspirantado é um período em que a jovem, mora na Casa de Formação das Irmãs. Inicia a formação a fim de fazer experiência de grupo e descobrir mais de perto a sua vocação. Para morar na Casa de Formação, é necessário a jovem ter no mínimo 15 anos.

Postulado é o período em que aprofunda o conhecimento de si mesma e os fundamentos da fé cristã. Faz a descoberta progressiva e busca a identificação com o carisma e a missão da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.

Noviciado é o tempo em que a noviça começa a Vida Religiosa na Congregação. Aprofunda o processo de discernimento vocacional na vivência comunitária e na pertença à Congregação, comprometendo-se com o seu carisma. Faz uma profunda experiência de Deus, no seguimento radical a Jesus Cristo, fundamento de sua Consagração e Missão.

Juniorato é o tempo compreendido entre a Profissão Temporária e a Profissão Perpétua. Nesta etapa a Irmã Juniorista consolida sua vocação e os valores da Vida Religiosa Franciscana, inserindo-se na vida em comunidade e na missão da Província, com participação ativa e corresponsável. Desta forma, o juniorato caracteriza- se pela busca de equilíbrio entre a vida religiosa e a formação profissional na vida acadêmica, no serviço apostólico e na identificação do carisma pessoal com o carisma e o projeto da Congregação.

Formação Continuada é o período da Consagração Religiosa, contemplada a partir da Profissão perpétua até o fim da vida. Tem como finalidade a continuidade do processo de crescimento global da pessoa. Cada pessoa consagrada seja formada para a liberdade de aprender ao longo de toda a sua vida, em cada idade e época, na realidade em que se encontra.

Jovem, você pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.

Você também está convidada a fazer parte desta história, sendo uma Irmã Franciscana!

Contato:

Ir. Janete Rosane Roiek

WhatsApp: (55) 997153105

Facebook.com/irmasfranciscanasdapenitenciaecaridadecrista

Presença das Irmãs em nossa Diocese:

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada por Maria Catarina Damen, a 10 de maio de 1835, em Heythuysen - Holanda. Como religiosa passou a chamar-se Madre Madalena Damen.

Madre Madalena fundou a sua congregação inspirada na espiritualidade de São Francisco de Assis. Esta espiritualidade caracteriza-se por um jeito de viver e de relacionar-se com Deus, com o outro e com toda a criação: uma fraternidade universal.

Para Francisco, os seres e as coisas, as plantas e os animais são irmãos. O homem não domina e nem manipula a criação. Respeita-a e lhe dá um sentido novo, porque tudo foi criado por Deus e para Deus. Os aspectos da espiritualidade que Madre Madalena nos deixou, como herança, são: a simplicidade, a fraternidade, a oração, a reverência à criação, a confiança em Deus e a vivência do Evangelho, a exemplo de São Francisco de Assis.

A frase inspiradora de Madre Madalena é “Deus Cuida”. Madre Madalena deu o nome à nossa Congregação: Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã (FPCC). Somos Franciscanas, porque temos São Francisco de Assis, como modelo de espiritualidade e vida. Da Penitência, porque conforme a visão franciscana, este é um caminho de louvor a Deus. Da Caridade Cristã, porque é a mais bela forma de viver o amor de Jesus Cristo, na fraternidade universal.

Na Diocese, a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, está presente em:

São Paulo das Missões (Hospital) e em Santa Rosa.