Comunidades Eclesiais de Base

A caminhada das CEBs

Incentivados pela CNBB e, sobretudo inspirados no estilo das primeiras comunidades cristãs, temos, desde 1983, uma caminhada de muitos Encontros Diocesanos de CEBs. Em 2002, sediamos o 10º Encontro Estadual.

Os encontros de caráter celebrativo, são preparados nas paróquias a partir de um texto-base. Significam um momento forte da própria vida das comunidades e de seus participantes. Constituem um momento privilegiado para compreender, de maneira mais profunda, a encarnação do Evangelho e viver a integração entre fé e vida. Os encontros proporcionam um convívio mais atento e sensibilizado para as necessidades da comunidade. Motivam para a partilha e a vivência fraterna. Assim, retornando para as comunidades, fica aos participantes o desafio a serem luz e fermento de transformação e avivamento da fé e da caridade cristãs.

34º_Diocesano_de_CEBs.jpg

Diversas iniciativas e atividades pastorais são fruto concreto da caminhada das CEBs da Diocese. Talvez um dos exemplos mais claros sejam as Santas Missões Populares (SMP) já realizadas em várias paróquias. A caminhada de CEBs é orientada pela metodologia pastoral do VER-JULGAR-AGIR-CELEBRAR e AVALIAR. As CEBs pretendem ser o sentido e o rosto da própria Igreja: uma Igreja viva no meio do povo, participativa; dos pobres, a serviço da justiça; nascendo no meio das famílias ou pequenos grupos; enfim, uma Igreja aberta ao diálogo com o outro e o diferente.