top of page

Irmãos Maristas

Carisma:

 

O carisma marista, nasce de uma espiritualidade do coração: do profundo amor a Jesus e Maria. Um dom do Espírito concedido a Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas compartilhado com a primeira comunidade que nasceu na França em 1817 e que até hoje vem sendo renovado em mais de 80 países onde estamos presentes como Família Global. Evangelizar, por meio da educação é nossa missão. Nosso jeito de ser e viver é em fraternidade, em vida compartilhada entre Irmãos, leigos e leigas. Nosso lema é "Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”.

 

Vocações e Formação:

 

Hoje o jovem que deseja fazer uma experiência em uma casa de formação ou comunidade Marista precisa em primeira instância manifestar o interesse em conhecer o carisma e o modo de vida dos Irmãos, sendo assim iniciará um processo de acompanhamento para seu discernimento vocacional. O tempo mínimo para essa experiência é de um ano. Em seguida o próximo passo será uma Experiência Comunitária Marista a qual é destinada a jovens que receberam o acompanhamento vocacional, de modo personalizado e/ou vivenciado em grupos juvenis e vocacionais maristas. Nesta etapa o jovem é convidado a integrar uma Comunidade Marista, compartilhando a vida com os Irmãos, vivendo em fraternidade. Após esta experiência ele segue sua formação entrando de fato em uma casa de formação juntamente com outros candidatos que estão no postulado. Período em que o jovem continua sua formação marista, teológica, e recebe acompanhamento especializado para aprimorar seu autoconhecimento, a fim de discernir as motivações vocacionais e se preparar para o Noviciado, permitindo assim que perceba suas qualidades, potencialidades e limites, em vista das rupturas e superações para abraçar a vocação marista. O Postulado de Porto Alegre (RS) oferece a experiência de dois anos, com a proposta de estudos universitários de Teologia. Já o noviciado é o período em que o jovem se dedica a aprofundar a autenticidade da sua vocação. O noviciado dura dois anos e é realizado na cidade de Cochabamba/Bolívia. Esta é uma experiência que reúne jovens noviços das Províncias Maristas da Região Améria Sul, correspondentes aos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Durante o segundo ano de noviciado, o jovem realiza uma vivência apostólica interprovincial, de aproximadamente quatro meses. Confirmando-se seu propósito de seguir na vida religiosa, o jovem realiza a Consagração Religiosa Marista, de forma temporária, assumindo viver o estilo de vida consagrada marista, ou seja, ela já se torna um Irmão Marista. O Pós-Noviciado Além de continuar o aprofundamento da consagração e do cultivo da espiritualidade, esse é um período de integração em uma comunidade Marista, dedicado à formação humana, carismática e profissional. O jovem Irmão intensifica seus estudos universitários, levando em conta a atualização para melhor exercer sua missão. O processo culmina com a Consagração Religiosa, de forma definitiva, ao Instituto Marista. O tempo mínimo para essa experiência é de cinco anos, podendo estender-se, no máximo, até nove anos. Ao se consagrar definitivamente ao Instituto Marista ele abraço a causa do Reino de Deus e seu projeto por toda vida.

Quer conhecer e/ou fazer parte desta grande Família Marista? Entre em contato conosco!

 

Contato:

Irmão Geandir Luis Wermann

WhatsApp:  (55)996305304

Centro Vocacional Marista Santa Marta – Santa Maria-RS – 55 3211-5200

Instagram: @marista.sou

Site: redemarista.org.br

Presença das Irmãs, em nossa Diocese:

 

A história da presença marista em Santo Ângelo começou em 1936, com a carta do prefeito municipal, Raul de Oliveira (antigo aluno interno no Colégio Santa Maria) ao Irmão Afonso, solicitando a fundação de uma Escola na região missioneira. Em 1938 foi lançada a pedra fundamental e, a 15 de março de 1940, há 80 anos, foi inaugurado o Colégio Santo Ângelo, com 98 alunos.

 

No decorrer dos anos foram acrescidos o curso de Escola Técnica de Contabilidade, o Ensino Médio, o Curso de Magistério, e o Juvenato, (Seminário) com numerosos candidatos à vida marista. De 1962 a 1971 funcionaram também no Colégio Santo Ângelo as aulas da Faculdade de Filosofia de Ijuí. Um dos professores, que mais tarde se tornou bispo de Vacaria, Dom Orlando Dotti, residia na Comunidade dos Irmãos. Com Frei Orlando os irmãos tinham um irmão a mais.

 

Em 1995 o Juvenato que estava sobre a rua São Carlos, dentro da propriedade do Colégio, foi transferido para um novo e amplo prédio com o nome de Centro de Formação Marista, ainda hoje existente, porém, sem candidatos. O Centro formativo foi transferido para Lajeado e posteriormente para Porto alegre. Continua tendo uma comunidade de Irmãos, é lugar de passagens dos Irmãos em trânsito, eventuais encontros de grupos. Salas são ocupadas para manhãs de formação, APM e MChFM. A capela é frequentada pelos alunos e tem uma missa mensal, aberta a pessoas de fora.

 

Eventuais encontros de grupos, a capela é frequentada pelos alunos e salas são ocupadas para manhãs de formação, APM e MChFM. Temos uma missa mensal, aberta à comunidade. À sombra benfazeja do Colégio, nesses 80 anos, se abrigaram e se formaram milhares de bons cristãos e virtuosos cidadãos, propósito da filosofia da educação marista. O Colégio, como escola confessional católica e marista tem seu jeito diferenciado de fazer educação. O serviço de pastoral está muito ativo e presente nas áreas específicas assim como a transdisciplinaridade. É uma verdadeira Nova Evangelização. A Pastoral Juvenil Marista(PJM) está ativa e dinâmica.

 

A presença dos Irmãos na Paróquia e na Diocese e no Núcleo dos religiosos, é expressiva.Mereceria uma nota especial o trabalho vocacional exercido pelos Irmãos Fridolino, Adélio Vier e pelo saudoso irmão Celso Rauber. Este, incansável, percorria toda a diocese, orientando jovens para a sua opção de vida. Por muitos anos foi coordenador do grupo dos animadores vocacionais da Diocese. Encaminhou muitos jovens para seguirem a formação de religioso marista. Encaminhou também candidatas para serem religiosas e seminaristas para o sacerdócio. Vivia pelas vocações. Tinha uma mente aberta e universal. Também orientava para que os jovens constituíssem boas famílias. Respeitava a liberdade de escolha no discernimento de cada um, de cada uma. O Irmão Celso foi realmente um apóstolo da Animação Vocacional. Que da janela do céu onde está, olhe para os animadores e animadoras da nossa Diocese e das outras Dioceses.

bottom of page