Secretário da Pastoral da Juventude em visita à Diocese

Entre os dias 10 à 12 de outubro, a Diocese de Santo Ângelo recebeu a visita do Secretário Regional da Pastoral da Juventude, Felipe Toniolo. O jovem passou pelas cidades de Santa Rosa, Santo Cristo e Alecrim, encontrando-se com lideranças da PJ da região e das Cebs. Confira a partilha da visita deixada por Felipe:

Nesse feriadão resolvi trocar os caminhos de visitas e passeios. Troquei a visita aos meus pais, para visitar a região da Diocese de Santo Ângelo, em especial Alecrim, donde nunca tinha pisado, mas que sempre carregava desejo por conhecer, dado ser terra de amigos/as que fiz através da Pastoral da Juventude, de CEBs e de uma paisagem rica, banhada pelo Rio Uruguai. Sem dúvida foi uma visita propicia para esse mês missionário e mês de nossa Senhora Aparecida.

A primeira acolhida se deu na cidade de Santa Rosa, onde fui muito bem acolhido pelo Gustavo e a Ângela, ambos parte da coordenação regional da PJ e que se dispuseram a me levar até Alecrim. O Gustavo em especial, foi quem me acolheu na sua casa e que mais me acompanhou nas andanças nesses dias, me apresentando um pouco daquela realidade, um pouco da gurizada dos grupos de jovens e a história da PJ na Diocese, história que nesse mês, celebrará 50 anos. Ainda nesse primeiro dia pude conhecer o Pe. Carlos da cidade de Santo Cristo e chegando em Alecrim o Pe. Eugênio e a Neidi, ambos de um engajamento bonito e profundo no cuidado com as comunidades e com as pastorais.

Nos diálogos com o Pe. Eugênio e a Neidi, conheci um pouco mais sobre a organização da Cebs na Diocese de Santo Ângelo e na Paróquia de Alecrim. Nas partilhas, foi bonito ouvir o desejo e o empenho para a participação e protagonismo das juventudes nas comunidades, sempre fico feliz em encontrar pessoas que fazem opção pelas juventudes. Junto com o Pe. Eugênio, no dia de Nossa Senhora Aparecida, também pude celebrar e conhecer duas comunidades do interior de Alecrim. Comunidades formadas por gente simples, de mão calejadas e de muita luta. Em especial em uma delas, encontrei com algumas lideranças e famílias do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que estão incansavelmente resistindo a construção de uma nova Barragem, a qual atingiria muitas daquelas famílias e comunidades. Me fez recordar da minha região (região alto Uruguai), onde nasceu o MAB, com sua resistência aos grandes impactos socioambientais, ocasionados pelas barragens.

Também não posso deixar de mencionar a nossa visita ao Evandro, no Centro de Formação São Pascoal, da Ordem dos Franciscanos Menores (OFM), na cidade de Três Passos. Lá fizemos uma bonita experiência de convivência com a Fraternidade Franciscanas, da qual sem duvida foi uma experiência motivadora e sensibilizadora para nossa missão.

Por fim, retorno desta visita pastoral, com o coração alegre e agradecido. Foi uma experiência bonita conhecer e caminhar por outros recantos e encontrar pessoas dedicadas a vida profética do segmento ao Evangelho. Também, agradeço de coração, pela acolhida dos jovens daquela Diocese. Agradeço em especial aos amigos/as Gustavo, Yasmim, Ângela e Evandro, grandes referências no trabalho com a juventude na Diocese, que carregam um dinamismo e protagonismo que inspiram a seguirmos firme. Muito obrigado pela louvável dedicação e cuidado com as Juventudes e pela amizade, da qual sempre carregarei no coração.

Felipe Toniolo – Secretário Regional da PJ