top of page

Dom Liro preside Missa da Terra Sem Males

Ao entardecer do último domingo, 26 de abril, tendo a fachada da imponente Catedral Angelopolitana como cenário para o altar, o 4º Bispo Diocesano de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, presidiu a Santa Missa da Terra Sem Males. A celebração realizada foi uma parceria da Paróquia da Catedral com a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo e com o apoio de municípios vizinhos. Foi um marco comemorativo pelos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani.

Com um coral formado por 400 vozes de diversos lugares do Estado, a celebração reuniu, segundo os organizadores, quase cinco mil pessoas na praça da Catedral. Em sua homilia, o bispo destacou o legado dos Mártires na busca pela formação de comunidades cristãs e na defesa dos povos indígenas contra aqueles que, no contexto do século XVII, buscavam escravizar e dizimar os povos originários.

Durante a celebração os povos guarani também se fizeram presentes trazendo sua cultura e seu clamor pelo respeito a diversidade cultural presente na socidade, de modo especial, em relação aos povos originários e sua relação com a natureza.


O que é a Missa da Terra Sem Males?

Elaborada por Dom Pedro Casaldáliga, a Missa da Terra Sem Males é uma celebração inspirada na espiritualidade cristã e na cultura dos povos indígenas da América Latina, especialmente dos povos guarani. A expressão “Terra Sem Males” vem da tradição indígena guarani e se refere a um ideal de vida plena: um lugar ou estado onde não há sofrimento, fome, injustiças e desigualdades que ferem a dignidade da vida humana.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.:  55 3313-5308

Diocese logo original.png
bottom of page