92ª Romaria ao Santuário do Caaró celebra a fé nos Santos Mártires das Missões
- Diocese de Santo Ângelo
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Com o tema: "Missão, Memória e Anúncio", e o lema: "Com os Santos Mártires, Peregrinos de Esperança", a Diocese de Santo Ângelo celebrou, no último domingo, dia 16 de novembro, a 92ª Romaria ao Santuário do Caaró, em Caibaté. Neste Ano Santo de 2025 a romaria também contou com uma expressiva participação de catequistas e catequizandos para sua peregrinação jubilar. Segundo a coordenação de pastoral, estima-se que quase 5 mil pessoas participaram da romaria desse ano.
A programação do dia iniciou com a acolhia dos romeiros e peregrinos logo cedo. Vale destacar que diversos grupos vieram a pé dos mais diversos lugares, motivados pela fé, desejando pagar promessas e manifestar votos de gratidão por graças alcançadas. Às 09h iniciou a Oração da Via Sacra desde a fonte d´água benta. Às 10h, no altar do bosque do Santuário, Dom Liro Vendelino Meurer presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Reitor do Santuário, Pe. Antônio Anderson Rabello, SJ, e por diversos padres diocesanos e religiosos. Este ano a romaria contou com a participação de diversos Jesuítas, dentre os quais o Provincial, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e uma delegação de 35 jovens da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil. Também estiveram participando da romaria os seminaristas do Propedêutico Interdiocesano da Província Eclesiástica de Santa Maria, e os seminaristas diocesanos da etapa da filosofia e teologia.
Em sua homilia, Dom Liro lembrou a importância do trabalho de evangelização desenvolvido pela catequese nas comunidades. Também falou sobre o Ano Jubilar Diocesano de 2026, por ocasião dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani. Ainda na celebração, os catequistas presentes na romaria tiveram a oportunidade de renovar seus compromissos na missão de evangelizar.
Para a parte da tarde estava organizada a Bênção da Saúde e a proclamação do Ano Jubilar Diocesano de 2026. Porém, devido a forte chuva a romaria foi encerrada sem a realização dessa programação. A proclamação do Ano Jubilar Diocesano foi transferida para o dia 28 de dezembro, na Catedral, ocasião em que as paróquias estarão reunidas para a conclusão do Ano Santo de 2025. Nesta celebração cada paróquia irá receber um quadro dos Santos Mártires das Missões que estará peregrinando pelas comunidades.
Confira as fotos:
Fotos: MAGIS Brasil




























































