Santa Maria acolhe III Jornada Estadual da Catequese

O dia frio que amanheceu no último domingo, 27 de agosto, no Rio Grande do Sul, não intimidou as centenas de pessoas que saíram de suas casas para peregrinarem até o coração do Estado – Santa Maria. Com cobertores, mantas e casacos, 4500 catequistas chegaram cedinho para a 3ª Jornada Estadual de Catequese. O dia escolhido não foi por acaso, já que no último domingo de agosto a Igreja no Brasil celebra a vocação dos leigos e leigas – especialmente dos e das catequistas.

Pe. Wilson Fernandes, coordenador do colegiado da Animação Bíblico Catequética no Regional Sul 3, expressa sua gratidão e reconhecimento pela vocação de todos(as) os(as) catequistas do Rio Grande do Sul. No vídeo, Pe. Wilson destaca que o encontro foi sinal de uma grande alegria e um grande impulso à iniciação à vida cristã no regional. “Estarmos aqui, no coração do Rio Grande do Sul, é para nós reafirmarmos a nossa participação e a nossa missão no anúncio do Evangelho”, aponta.

A Jornada, que chega em sua terceira edição em 2023, marcou um reencontro há muito esperado: a última havia sido há 6 anos, em 2017, em Caxias do Sul. Além disso, a pandemia ajudou ainda mais a aumentar a saudade e a necessidade do reencontro.

A alegria de rever os(as) amigos(as) foi apenas a primeira do dia. Durante todo o domingo, com muita animação e disposição, os participantes do encontro refletiram A Vocação Querigmática do Catequista. Na programação estavam três leituras orantes que remeteram aos vocacionados de Emáus, ao vocacionado Paulo e à vocacionada Maria. Durante o dia, os(as) catequistas também participaram da celebração de cinco ritos: da Assinação; de Entrega da Palavra; da Aspersão; do Círio; e de Envio.

Para marcar a celebração da vocação dos e das catequistas de todo o Regional Sul 3, a Jornada foi concluída com uma caminhada ao Santuário da Medianeira, onde aconteceu a Missa de encerramento.

Catequista há cerca de 20 anos, Neidi Paula Heck é da Paróquia Ascensão do Senhor, em Santo Cristo, na Diocese de Santo Ângelo. Ela participou com a comitiva diocesana que contou com 450 catequistas. Neidi partilha a alegria de ter participado do encontro e lembra a importância das Jornadas de Catequese:

“Foi um dia de muita vivência, reflexão, ritualidade, ação de graças, renovação do nosso compromisso de fé, dia de reencontros, fortalecimento, e muito amor pela catequese! Estava tudo maravilhosamente organizado, assessores e animadores incríveis! Uma grande festa vivencial no dia do Catequista. Tive o privilégio de ter participado das 3 jornadas, e posso afirmar que todas elas me fortaleceram e impulsionaram a continuar ainda mais encantada com a caminhada da Iniciação à Vida Cristã!”, ressalta.
Compromisso com o Anúncio

“O que vimos e ouvimos, nós anunciamos” é o compromisso dos mais de 4500 catequistas que participaram da 3ª Jornada Estadual de Catequese, em Santa Maria. O lema, inspirado em na Primeira Carta João (1, 3), é a motivação para que os participantes do encontro assumam o compromisso em comunicar a beleza do encontro com Jesus.

Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, explica que essa comunicação nasce de alegria daquilo que testemunhamos:

“A vida que Jesus nos transmite, a vida que transforma a nossa vida, é aquela que queremos comunicar. Por que há muitos sinais de morte e com Jesus nós transformamos. Por isso temos que nos reunir para fortalecer esta vida. É isto que vimos, é isto que ouvimos, e isso que vamos comunicar”.
Pela Diocese de Santo Ângelo

A Diocese de Santo Ângelo enviou 450 catequistas de todas as 6 foranias para participar da jornada. Também participaram vários padres e nosso Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer.

Fonte: com informações do Regional Sul III da CNBB