Dioceses da Província Eclesiástica de Santa Maria promovem encontro online

Durante as manhãs dos dias 9 e 10 de março, bispos, coordenadores de pastoral e lideranças pastorais da Província Eclesiástica de Santa Maria participaram da primeira reunião da Província no ano de 2021. Integram a província as dioceses de Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e a arquidiocese de Santa Maria.

A reunião foi coordenada pelo Pe. Roque Hames, Coordenador de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul. Na primeira manhã de encontro, Dom Aloísio Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul, conduziu a reflexão a partir Carta Encíclica “Fratelli Tutti”, sobre a fraternidade e amizade social, destacando: “em tempos difíceis de pandemia e acentuada polarização, a mensagem do Papa Francisco e seu testemunho nos encorajam na busca da fraternidade e na superação das violências… é preciso derrubar os muros que dividem e construir pontes que nos aproximam”. Na sequência, os participantes fizeram algumas considerações acerca da pertinência do tema no contexto que vivemos. Na manhã seguinte, foram tratados assuntos de relevância à caminhada das dioceses, tais como: Propedêutico; 6ª Semana Social Brasileira; Romaria da Terra e Escolas de Fé, Política e Cidadania. Um dos momentos mais esperados, e que mais expressa a colegialidade, foi a partilha das atividades pastorais de cada uma das seis Dioceses. Ficou evidente que, em meio à pandemia do coronavírus, a Igreja está se reinventando para seguir na missão evangelizadora, uma vez que “não podemos ficar parados”. Apesar dos limites, constatou-se em todas as iniciativas diocesanas a criatividade, a ousadia e o zelo pastoral.

Sandra Zambon, Secretária Executiva do Regional Sul 3 da CNBB, agradeceu a acolhida do material da Quaresma e do Advento, por parte das Dioceses da Província. Ela declarou estar feliz e agradecida por ter tido a oportunidade de testemunhar a comunhão entre as dioceses da Província e o espírito de colegialidade presente entre todos os participantes.

A próxima reunião da Província está marcada para os dias 19 e 20 de outubro, na Diocese de Uruguaiana.

FONTE: CNBB Sul 3