Celebrações anunciam os 400 anos da chegada dos Jesuítas ao Rio Grande do Sul
- Diocese de Santo Ângelo
- há 14 horas
- 2 min de leitura
No último sábado, dia 03 de maio, várias celebrações marcaram o anúncio das atividades comemorativas que celebrarão os 400 anos da chega dos Jesuítas ao Rio Grande do Sul. Este é o dia exato no qual São Roque Gonzales e seus companheiros atravessaram o Rio Uruguai e adentraram no atual estado do Rio Grande do Sul trazendo o Evangelho de Jesus Cristo a estas terras, dando início ao primeiro ciclo das Reduções Jesuítico-guaranis.
As celebrações do anúncio das comemorações dos 400 anos da chegada dos Jesuítas foram realizadas nas Igrejas dos locais onde existiam as reduções do primeiro ciclo das Missões no território da Diocese de Santo Ângelo: Santuário de Caaró, Santuário de Assunção do Ijuí, e na Igreja Matriz de São Nicolau.
No Santuário de Caaró, local do martírio de São Roque Gonzales e Santo Afonso Rodrigues, a Santa Missa do anúncio do Quadricentenário foi celebrada pela manhã, e contou com a presença de diversas autoridades do poder público da região, bem como o presidente da AMM - Associação dos Municípios das Missões, Rodrigo Ribas. A celebração foi presidida pelo Pe. Anderson Rabelo Costa, SJ, e concelebrada pelo Pe. Dionísio Köerbes, SJ, e pelo Pe. Hildo Rasch, SJ.
No Santuário de Assunção do Ijuí, local do martírio de São João de Castilho, a comunidade se organizou para celebrar a Santa Missa na Igreja do Santuário e depois realizou um almoço de confraternização e integração. A celebração foi presidida pelo Pároco de Roque Gonzales, Pe. Valcir Puhl.
Na primeira querência do Rio Grande do Sul, o município de São Nicolau, primeira redução fundada por São Roque Gonzales no Brasil, a Santa Missa de anúncio das celebrações dos 400 anos aconteceu a noite, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Eliseu Backes e concelebrada pelo Pe. Andreson Rabelo Costa, SJ.
O Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer esteve unido a esta programação através de uma celebração na Catedral Angelopolitana. A cerimônia que aconteceu no final da tarde de 03 de maio iniciou com uma procissão luminosa pela praça Prinheiro Machado. Na Catedral, durante a Missa, lembrou-se que para a Diocese de Santo Ângelo 2026 será um Ano Jubilar. Assim como os Santos Missioneiros vieram até aqui com o objetivo de formar novas comunidades, durante as celebrações do quadricentenário todas as atividades buscarão enfatizar a importância da vida em comunidade e o legado deixado nesse chão.
Comments