Seminarista Leonardo Envall Diekmann é Ordenado Diácono em Giruá

A Diocese de Santo Ângelo abriu o mês de agosto, dedicado às Vocações, com a Ordenação Diaconal do Seminarista Leonardo Envall Diekmann. A Santa Missa de ordenação foi realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Giruá. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por alguns padres convidados, representando os demais membros do clero que não puderam se fazer presentes devido a pandemia.

Além do clero, se firam presentes os pais do Neo-Diácono, sua irmã, a equipe de liturgia e alguns representantes de comunidade local. A celebração foi transmitida ao vivo pela fanpage da Diocese de Santo Ângelo, pela fanpage da Paróquia de Giruá, pelas Rádios Navegantes e Giruá.

Em sua homilia, Dom Liro enfatizou a importância da realização pessoal daquele que responde com alegria, consciência e generosidade ao chamado vocacional. “A vida é doação. É sair de si. Não para nós, mas para os outros. É ser Igreja em saída!”, recordou Dom Liro.

O Neo-Diácono Leonardo assumiu, através da ordenação, ser um sinal de Cristo e seu Reino no meio do povo. Guardará o celibato, rezará a liturgia das horas, respeitará e obedecerá o Bispo Diocesano de Santo Ângelo e seus sucessores. Em seu ministério diaconal, Leonardo será colaborador do Bispo e dos Presbíteros, no serviço da Palavra, do Altar e da Caridade. Poderá exortar e instruir os fiéis na doutrina da Igreja, presidir orações, administrar o sacramento do Batismo, assistir Matrimônios, levar o viático aos agonizantes e oficiar Exéquias.

O Diácono Leonardo exercerá seu ministério na Paróquia de Giruá. Sua Ordenação Presbiteral (Ordenação de Padre) está prevista para o final de novembro deste ano na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Lucena, sua terra natal.

Confira abaixo um breve histórico da vida do Diácono Leonardo:

Leonardo Envall Diekmann é natural de Porto Lucena. É o segundo Filho de Ediana Natalina Envall e Antônio Diekmann. Leonardo residiu com seus pais e com sua irmã, Ana Claudia, até os 17 anos de idade, na Comunidade São Miguel Arcanjo, de Linha Guajuvira, município de Porto Lucena.

Em 2013, Leonardo ingressou no Propedêutico na cidade de Santa Rosa/RS, na Paróquia Sagrada Família, do Bairro Cruzeiro, sendo acompanhado pelo Pe. Rafael José Backes. Ali desenvolveu sua ação pastoral através do projeto social de auxílio à crianças em situação de vulnerabilidade social, junto à Associação Beneficente São Francisco de Assis – ABEFRA. Simultaneamente, envolveu-se na catequese, coral e grupo de jovens da Paróquia Sagrada Família.

No ano seguinte, 2014, iniciou seus estudos filosóficos em Passo Fundo/RS, no Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE, com um processo de formação integrada, sendo inserido na casa de formação dos Missionários da Sagrada Família – MSF. Em 2015, com a aquisição de uma residência própria por parte da Diocese de Santo Ângelo em Passo Fundo, Leonardo passou a ser acompanhado pelo Pe. Volnei José Arnt, residindo na casa de formação Santo Ângelo. Durante o período de formação filosófica, Leonardo auxiliou nos trabalhos pastorais da Comunidade Santa Isabel, uma atividade conjunta com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria – ICM. No ano de 2016, concluiu os estudos filosóficos, formando-se bacharel em filosofia no IFIBE.

Em 2017 iniciou seus estudos teológicos junto ao Instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA, em Passo Fundo, tendo como assistente de formação o Pe. Adriano André Maslowski. Desde então, Leonardo acompanha as atividades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus aqui em Giruá. Em agosto de 2017 mudou-se para Santo Ângelo, passando a residir no Seminário Mártires das Missões, dando continuidade aos estudos teológicos junto ao Instituto Missioneiro de Teologia - IMT.

Desde 2018, Leonardo passou a integrar a Pastoral Carcerária de nossa Diocese, colaborando no trabalho de assistência religiosa aos apenados do presídio de Santo Ângelo e seus familiares. Desde 2019, também atua como secretário da Coordenação Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 da CNBB. Além disso, Leonardo faz parte da nova Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação. No primeiro semestre deste ano, concluiu uma pós-graduação em Filosofia Contemporânea. E, em dezembro deste ano, concluirá o curso de Bacharelado em Teologia pelo IMT.

Fotos: Ângela Procknow