Diocese Angelopolitana completa 58 anos

Neste dia 12 de junho, a Diocese de Santo Ângelo completa seus 58 anos de criação. Fruto do Concílio Vaticano II, a Diocese Angelopolitana foi criada através bula papal Apostolorum Exemplo, do Santo Padre, o Papa São João XXIII, em 22 de maio de 1961. Em 20 de maio de 1962, foi ordenado seu primeiro Bispo, Dom Aloísio Lorscheider. E, aos 12 de junho de 1962, em Celebração Solene, foi instalada oficialmente a Diocese.

Situada na região onde ocorreu a primeira evangelização nas terras do Rio Grande do Sul, a Diocese de Santo Ângelo carrega fortemente a marca desta história. Atualmente a Diocese é constituída por 40 paróquias, rurais e urbanas, e mais de 1000 comunidades espalhadas por 47 municípios. Com um clero formado por mais de 50 padres, diocesanos e religiosos, a Diocese busca corresponder ao espírito conciliar no qual foi formada. Ao longo destes mais de 50 anos de história, a formação leiga sempre foi fortemente estimulada afim de atuarem ativamente nas diversas pastorais e movimentos presentes na Diocese. Nestes anos, foram Bispos desta Igreja:

1º Bispo - Dom Aloísio Lorscheider (1962 à 1973) - in memoriam

2º Bispo - Dom Estanislau Amadeu Kreutz (1973 à 2004) - in memoriam

3º Bispo - Dom José Clemente Weber (2004 à 2013) - Emérito

4º Bispo - Dom Liro Vendelino Meurer (2013 ...)

​Com alegria e esperança, rendemos graças a Deus por essa história. Louvado sejas, meu Senhor!