O Caminho

O evangelho segundo Lucas anota: “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15). Lembra que os discípulos, pelo caminho, conversavam, mas não reconheceram aquele que se aproximara e se pôs a caminho com eles. Fazer-se próximo é atitude decisiva para sentir de perto as necessidades de quem caminha pelas estradas da vida. Caminhar junto com outras pessoas manifesta uma forma profunda de partilha.

A sabedoria bíblica compreende e expressa a vida humana como caminho. Nele a pessoa faz suas escolhas. Ao escolher assume riscos e consequências. E lembra que Deus, com sua Palavra, acompanha a humanidade no seu caminho. Mais: Deus, com sua Palavra, entra na história humana para a conduzir no caminho da vida e da paz.

A tradição bíblica lembra: Deus, com sua Palavra, conduz seu povo pelos caminhos da vida. Ela é a luz que ilumina o caminho, diz o Salmo. Assim também, a “animação bíblica da pastoral” é força motivadora e unificadora das atividades, iniciativas e práticas das comunidades de fé. É como um ‘caminho’ de esperança para a vida da Igreja.

 

Palavra de Deus, luz no caminho...

 

No documento sobre animação bíblica da pastoral, os bispos dizem: “Jesus quer se aproximar hoje e se pôr a caminhar conosco, como fez com os discípulos de Emaús, para nos acompanhar nas diversas circunstâncias da vida. A Igreja nos convida a nos deixarmos acompanhar por Ele através da leitura crente e frequente da Sagrada Escritura, já que nela descobrimos a Palavra de Deus, lâmpada no caminho e luz para os nossos passos”.

E os bispos anotam que mais importante que uma pastoral bíblica, a favorecer o estudo da Palavra, é decisiva a animação bíblica da pastoral. Ou seja, que a Palavra, mais que ser estudada apenas, se torne a fonte que alimenta toda a pastoral da Igreja. Eis um caminho promissor para tornar vibrante a vida das comunidades. E para persistir firme nesse caminho é preciso permanecer na luz da Palavra.

O texto, ainda, lembra: “Jesus é a Palavra viva de Deus que se fez homem para caminhar conosco”. Assim, ressalta a importância decisiva dessa força iluminadora da Palavra na ação da comunidade cristã. A isso, agrega mais esta observação: “Em Jesus, Deus quer caminhar com toda a família humana, cuja história é marcada por alegrias, experiências boas e esperanças, mas também pela tristeza, pelos sofrimento, pela injustiças, pela violência e pelo desespero. Jesus é o Filho amado de Deus, a quem devemos escutar, para encontrar vida nova em meio às dificuldades”. Sua Palavra é luz no caminho da vida e da pastoral; é força, entusiasmo e encorajamento. Mais, Ela é caminho...

 

Animação bíblica, caminho pastoral

Aproximar-se, caminhar junto, pôr-se a caminho, ... eis jeitos e disposições próprias de quem se deixa conduzir pela Palavra. É atitude típica de vida com gratuidade; prática gerada pela animação bíblica da vida. É um modo de ser que implica acompanhar e entrar na dinâmica da vida do outro, inteirar-se da sua situação. É a busca pela construção de ‘pontes’ de aproximação, viver a “proximidade afetuosa”, superando os ‘muros’ das separações.

Cabe lembrar que ao caminhar juntos vai se fazendo o caminho. O caminho é lugar de conversa, de troca de vivências. Na prática do caminhar juntos criam-se novas opções e oportuniza-se a avaliação e o planejamento de modo participativo. Fica favorecido o processo de interação (a entreajuda em que todos aprendem e ensinam). Decisivo é que essa atitude seja vivenciada no espírito da Aliança: os sujeitos em ação, a caminho são parceiros, aliados.

O cristianismo, nas suas origens, era considerado o Caminho. O caminho é dom, exercício e missão. Missão tem a ver com envio, e enviar significa colocar a caminho. Lembra um teólogo: “nossa vida é um caminho – não mais do que isso. Mas o caminho tem um destino – não menos do que isso.” Desejas seguir o caminho?

Pe. Carlos José Griebeler

Please reload

Notícias em Destaque

Seminarista Leonardo Envall Diekmann é Ordenado Diácono em Giruá

3/8/2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png