Diocese realiza formação sobre organização de arquivos canônicos

Na terça-feira, 23 de abril, a Diocese de Santo Ângelo reuniu secretárias e secretários bem como os padres das paróquias para um dia de formação sobre a organização dos arquivos canônico-sacramentais paroquiais. A formação aconteceu no salão paroquial da Catedral e foi assessorada pelo Diretor Técnico do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, sr. Jair Mongelli Júnior.

Ao longo do dia os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os registros referentes aos sacramentos, preservação e arquivamento de documentos, livros de registros, livro Tombo, fotos e conteúdos audiovisuais. Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Leonardo Envall Diekmann, "momentos de formação como este são muito importantes para qualificar o trabalho realizados nas paróquias. Os documentos canônicos são, em primeiro lugar, documentos legais, e, ao mesmo tempo que possuem validade jurídica, compõem a história da comunidade católica e da sociedade em geral. Preservar tais documentos é um dever das paróquias, na condição de guardiãs da memória do povo".

A diocese, através da coordenação de pastoral, agradece a pronta disponibilidade do sr. Jair em atender ao convite para a formação.

A reunião administrativa da diocese, prevista para o dia 23 acontecerá nas foranias, a fim de oferecer um atendimento personalizado aos funcionários que trabalham nas secretarias paroquiais e aos párocos. As datas e horários das reuniões são:

Dia 27 de maio, Foranias de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, das 14h às 17h;

Dia 28 de maio, Foranias de Cerro Largo e Santo Cristo, das 08h às 11h;