Encontros Eclesiais do Tempo Comum

APRESENTAÇÃO

Depois de um tempo de “retiro” diferente, para nos defender dos perigos do Coronavírus, é importante nos deixarmos iluminar e reanimar pela Palavra de Deus. Ela é “lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”, para seguir caminhando com sentido na vida.

É nessa esperança e motivação que apresentamos aqui os roteiros para os encontros dos Grupos Eclesiais (Grupos de Famílias) do Tempo Comum – junho a outubro. Elaborados na perspectiva do Ano da Bíblia, podem também ser um subsídio importante para todas as lideranças e setores de pastoral.

Dentro do já tradicional esquema – Deus nos reúne – Deus nos fala – Deus nos escuta e Deus nos envia – cada tema e encontro nos proporciona um jeito próprio de refletir e rezar a partir da Palavra de Deus. Vejamos brevemente:

1. ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

“Feliz quem anda nos caminhos de Deus!” (Sl 1; 119/118)

2. PALAVRA DE DEUS E O SÍNODO DA AMAZÔNIA

Cuidando da casa comum

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir!” (Lc 4,21)

3. ABRE A TUA MÃO AO TEU IRMÃO!

4. A PALAVRA DE DEUS E O COMPROMISSO COM A HISTÓRIA

Lembrar que éramos maltratados e humilhados

“Clamamos a Deus e Ele ouviu nossa voz.” (Dt 26,7)

5. A PALAVRA DE DEUS E O COMPROMISSO MISSIONÁRIO

“Abre a tua mão ao teu irmão”, como nos propõe o estudo bíblico deste ano, pode também ser ampliado para “Abre a tua porta para ele entrar”, proporcionando o encontro; ou então: “Abre a tua porta, para sair e ir ao encontro do irmão e da irmã”.

Em virtude das condições precárias, que nos impôs a pandemia do Coronavírus, foi decido não imprimir o livrinho, mas divulgá-lo via internet e, mensalmente, um encontro na publicação do Elo Diocesano. Cada grupo, ou então cada família (se não for possível o grupo) decida o local e o melhor horário para realizar o encontro. Que Deus abençoe mais essa caminhada de encontros!

Dom Liro Vendelino Meurer

CÚRIA  DIOCESANA