Comissão Regional de Presbíteros se reúne em Porto Alegre

A Comissão Regional de Presbíteros se reuniu nesta terça-feira, 03, na Sede da CNBB Sul 3, para sua primeira reunião do ano. O encontro, que contou com a presença de representantes da maioria das arqui/dioceses gaúchas, marca o início das atividades do ano para a pastoral.

Padre Rudinei Lasch, da Diocese de Cachoeira do Sul, é Presidente da comissão, responsável pela coordenação da Pastoral Presbiteral no Estado. Ele explica que o grupo tem o “compromisso de animar os presbíteros para exercerem a pastoral presbiteral na diocese e a pastoral assume a missão de ser sinal de cuidado com o presbítero em diversas dimensões: intelectual, espiritual, humano-afetiva, comunitária”.

No Rio Grande do Sul, que conta atualmente com cerca de 1700 presbíteros, o cuidado exercido pela pastoral ao presbitério acontece de diversas maneiras. “Em algumas dioceses acontecem retiros, outras fazem encontros por faixa etária dos padres. Também temos encontros de formação, de convivência, passeio e a participação nos cursos e encontros regionais”, destaca Pe. Rudinei.

A reunião contou ainda com a presença de dom Adilson Busin, secretário da presidência da CNBB Sul 3, que ressaltou a importância de olharmos atentamente para a Campanha da Fraternidade, de maneira especial para a vida de nossos presbíteros.

Programação para 2020

A programação para este ano já está definida e quer ser motivadora aos presbíteros de todo o Regional Sul 3, como sinal de cuidado e valorização da vida do padre.

A primeira atividade é o Curso de Formação Permanente para Presbíteros, que será realizado no Cecrei, em São Leopoldo, de 24 de agosto a 02 de setembro. O encontro conta com 50 vagas e trabalhará especialmente a dimensão psíquica do presbítero. Já o 39º Encontro Regional de Presbíteros, acontecerá de 19 a 21 de outubro, também em São Leopoldo, refletindo principalmente a dimensão humana do presbítero.

De 03 a 08 de maio, em Aparecida, 48 participantes do Rio Grande do Sul estarão no Encontro Nacional de Presbíteros, que terá como tema: Presbíteros, comunhão e missão.