PARÓQUIA ASCENSÃO DO SENHOR REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL

Na história da histórica Paróquia, já quase centenária, mais um marco histórico. O início da noite do dia 20/02/2020 foi um tempo oportuno para registrar passos significativos na caminhada dessa porção do povo de Deus. As entidades, os diversos grupos humanos realizam assembleias representativas de seus participantes. Um desejo sempre está presente: obter representação plena de todas as parcelas da organização em questão. Ora, a Assembleia Paroquial de Pastoral deste início de ano 2020 da Paróquia Ascensão do Senhor foi uma mostra disso. As 174 pessoas reunidas, lideranças pastorais comunitárias diversas (ministros/as, catequistas, animadoras da liturgia, das equipes administrativas, entre outras!), representaram as 38 comunidades integrantes da Paróquia. Ou seja, todas as comunidades estiveram presentes, representadas por lideranças das mesmas.

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” proclamava este coro de vozes, expressando sua disposição de traduzir em gestos pessoais e práticas comunitárias o que este lema da Campanha da Fraternidade anuncia. Uma marcante oração, com cânticos entusiasmados dessa assembleia reunida abriu esse solene encontro. Um breve, porém intenso, estudo do tema ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ favoreceu o despertar para o espírito da vivência quaresmal que está às portas dos corações dos fiéis. Instigante descoberta: a parábola (do evangelho) do ‘bom samaritano’ indica as disposições mais adequadas para ações sugeridas pela Campanha da Fraternidade/2020. E o seu lema é como uma proposição de caminho a seguir para crescer na fraternidade e no amor solidário.

Questões pastorais relevantes para a caminhada paroquial foram abordadas. Importantes decisões foram tomadas. Foi assumido realizar percursos formativos, ao longo do ano, com grupos específicos: catequistas; pessoas das equipes de liturgia; ministros/as da palavra e comunhão eucarística; preparação de missionários/as da visitação. Além disso, foi enfatizada a importância do esforço de todas as lideranças na animação das atividades específicas do tempo da quaresma. Foram apresentadas orientações para as lideranças das comunidades ajudarem a bem organizar a programação de visitas dos padres a todas as famílias nas comunidades. Tal iniciativa deverá desenvolver-se ao longo desse ano 2020 e, se necessário, ainda em 2021. Essa programação faz parte das disposições próprias para a vivência do triênio em preparação ao jubileu centenário da Paróquia.

Ainda, na Assembleia, foram apresentados informes relacionados à dimensão financeira da caminhada paroquial. Ponderações sobre os resultados desse aspecto; motivações para o esforço de assumir essa indispensável dimensão da vida comunitária e considerações sobre práticas mais favoráveis, nessa dinâmica, para a boa organização da vida e caminhada paroquial foram feitas. E, também, foi tomada importante decisão sobre mais justa e adequada destinação dos resultados do dízimo das comunidade.