ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA PASTORAL DA SAÚDE OCORRIDO EM 28 DE MAIO 2019

A Coordenação Diocesana da Pastoral da Saúde, vindo de encontro com o propósito do Papa Bento XVI, menciona que “a proteção do ambiente, a salvaguarda dos recursos e do clima obriga TODOS os líderes a agirem juntos, no respeito pelo direito e promovendo a solidariedade com as regiões mais necessitadas do mundo” Neste enfoque que baseamos os nossos trabalhos na Pastoral da Saúde promovendo um encontro de formação e capacitação com o seguinte tema: Meio Ambiente. Lema: Como agir em nossas comunidades no âmbito pastoral? O tema deste encontro foi sugerido pelos coordenadores paroquiais dando enfoque a segunda dimensão, Comunitária, relacionando-a as políticas públicas, sendo este um dos carros chefes dos trabalhos desta pastoral, sendo que, “Para a Pastoral da Saúde, ter saúde não é só estar bem com o próprio corpo, mas com os pensamentos, as emoções e o ambiente em que vive, além do bem-estar espiritual.” e inspirados no Evangelho a sermos discípulos e discípulas missionários(as) com a missão de anunciar a Boa Nova e denunciar o erro existente e opressor, que realiza-se atividades com ações concretas em favor do Povo de Deus , em favor da Vida!

Este encontro de formação e Capacitação ocorrido dia 28/05/2019 carga horária de 8 horas e teve a presença de palestrantes provenientes de três cidades da região e que relataram experiências concretas relacionadas a preservação do meio ambiente por meio de projetos coordenados pelos mesmos, ambos preocupados com a proliferação de doenças causadas pela forma incorreta de descarte de materiais considerados lixos, sejam eles eletrônicos, orgânicos entre outros com intuito de amenizar e de erradicar os impactos ambientais provocados por esses problemas. E neste contexto que a Pastoral da saúde promoveu esse encontro com objetivo de sensibilizar e com isso conscientizar os demais presentes da importância da preservação do meio ambiente e que os participantes sejam multiplicadores em favor da saúde ambiental. Palestrantes: Marcelo F. Gamarra - Presidente da Ong e 3º Sgtº Elisandro Portela - Polícia Ambiental parceria com a Ong Cidade Limpa, Cidade Linda de S. Luiz Gonzaga; Noemi Bauer de Araújo e o Secretário do Meio Ambiente da cidade de Independência com o Projeto Lixo Eletrônico descarte Correto e seus benefícios e; Profº Tailur Mosquer Martins com apresentação do projeto Feirão do João(15º lugar na Premiação Professores do Brasil -PPB) da Escola Estadual Ensino Médio João Przynczynski-Guarani das Missões. Após as palestras aconteceram as oficinas aos público presente relacionadas aos temas propostos do encontro além de sorteio de vários brindes realizados durante o transcorrer do encontro. Publico alvo para esse encontro foram os agentes da Pastoral da Saúde, e demais interessados, também se fizeram presentes: Dom Liro, Coordenador das pastorais Sociais Pe. Aloísio Ruedell e padres das paróquias presentes. Público presente 60 pessoas. A Coordenação agradece a todos que se disponibilizaram e se sensibilizaram em se fazer presentes e aos que de uma ou de outra forma ajudaram a fazer acontecer este encontro tão importante a Pastoral da Saúde vindo de encontro com alguns objetivos: - Reafirmar o compromisso de oferecer formação integral e permanente para os agentes de Pastoral da Saúde nas suas três dimensões; - Buscar a garantia da saúde enquanto direito humano na perspectiva do acesso digno e da melhoria da qualidade de vida e; - Construir processos para realizar parcerias externas e internas.

Lembramos que a próxima reunião Diocesana será no dia 06/08/2019 para todos os coordenadores paroquiais. A reunião será realizada na sala de reuniões da Cúria em Santo Ângelo.