Missa do Crisma na Paróquia de Eugênio de castro  teve a participação de quase todos os padres da Di

A Missa do Crisma foi celebrada na manhã desta Quinta-feira, 18 de abril, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha de Eugênio de Castro com a participação da grande maioria do padres da Diocese de Santo Ângelo. Neste ano foi escolhido a Paróquia de Eugênio de Castro para a celebração da Missa do Crisma porque a Paróquia completa 40 anos de existência. A Missa foi presidida pelo bispo, Dom Liro Vendelino Meurer e concelebrada por todos os padres presentes. A Missa do Crisma é sempre celebrada pela parte da manhã de Quinta-Feira Santa e nela o bispo consagra os Santos Óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos (usado nas pessoas que se encontram doentes) e Ordenações dos novos padres. Também nesta Missa os padres renovam as suas promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. O bispo em sua homilia destacou a missão do padre que é estar sempre junto com os fiéis, com o povo.

Os óleos que o bispo consagra são:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.