top of page

Dom Liro ordena padre o diácono Magnos Giovani Hartmann


Em celebração na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Lucena, às 20h, da última sexta-feira, 07 de julho de 2017, o bispo Dom Liro Vendelino Meurer ordenou padre o diácono Magnos Giovani Hartmann. A missa presidida pelo bispo, Dom Liro Vendelino Meurer foi concelebrada por um grande número de padres vindos de praticamente todas as paróquias da Diocese e assistida por fiéis, familiares e amigos do Magnos que lotaram a Igreja Matriz. Em sua homilia o bispo destacou o lema de ordenação do Magnos: “Eis-me aqui envia-me” (Is 6, 8) e as funções que o padre assume na ordenação.


BREVE HISTÓRICO DO PADRE MAGNOS


Magnos Giovani Hartmann nasceu em 02 de outubro de 1989, aqui em Porto Lucena, residindo com seus pais na Linha Nova Sul e iniciando sua vida cristã na Comunidade São Marcos junto com seus pais Leo e Elci Madalena Hartmann. Mais tarde nasceu também sua irmã Jéssica. Magnos cresceu em uma família de vivência cristã e comunitária, animado no seguimento de Jesus pelo testemunho das pessoas de sua família e comunidade, além dos padres que atuavam aqui neste tempo.

Como fruto desse seguimento, Magnos ingressou no Seminário em Cerro Largo no ano de 2005 onde Cursou o Ensino Médio e foi acompanhado pelos Padres: Cenir Sturm, Volmir Tusset, Cassiano Czermaneski, Valcir Puhl e eu, Rafael Backes. Ao longo de 2009 cursou o Propedêutico também em Cerro Largo. Em 2010, ingressou no Curso de Filosofia no IFIBE em Passo Fundo, residindo na Casa de Formação Santo Ângelo, acompanhado pelos formadores Pe. Carlos Griebeler e eu, Pe. Rafael Backes. Em 2013, Magnos ingressou no Curso de Teologia, IMT/URI em Santo Ângelo e residiu no Teologado Mártires das Missões e sendo acompanhado pelo formador Pe. Fábio Junges.

Ao concluir os estudos do processo de formação propostos pela Diocese de Santo Ângelo, Magnos foi ordenado Diácono da Igreja no dia 02 de dezembro de 2016, exercendo ao longo deste ano seu ministério de diácono na Paróquia Santo Lúcia de Caibaté e Mato Queimado. Oportunidade em que teve de demonstrar seu amor pela causa de Jesus Cristo, anunciando Sua Palavra e ajudando as pessoas da comunidade a crescer na fé.


Homilia de Dom Liro:


Lema: Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)


Saudação ao Pe. Guido Walter, pároco dessa paróquia; padres presentes, comunidades, pais do diácono, sua irmã, familiares, pessoas vindas de diversos lugares e o diácono Magnos.

Estamos para ordenar um filho desta terra e paróquia. Magnos, depois de um período de preparação conforme já acompanhamos, está aqui para dar o seu sim pela ordenação presbiteral e vai integrar o presbitério de nossa diocese angelopolitana e ser colaborador do bispo.

No texto do profeta Isaías escutamos:”Ai de mim”, estou perdidio! Sou homem de lábios impuros, vivo entre um povo de lábios impuros,e , no entanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos”. “Ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei? Quem irá por nós? Respondi: Eis-me aqui, envia-me a mim. Vá e diga a este povo: Escutem com os ouvidos, mas não entendam; olhem com os olhos, mas não compreendam. Torne insensível o coração desse povo, ensurdeça os seus ouvidos, cegue seus olhos, para que ele não veja com os olhos nem ouça com os ouvidos, nem compreenda com o seu coração, nem se converta, de modo que eu não o perdoe. Até quando, Senhor? Até que as cidades desmoronem, despovoadas; até que as casas fiquem desabitadas e os campos devastados e desolados. Porque Javé expulsará os homens e o abandono crescerá no país. E se nele sobrar apenas uma décima parte, tornará a ser cortado com o carvalho e o terebinto: depois de cortados restará apenas um toco; esse toco será uma semente santa. Jeremias recebe a missão de anunciar e assentar os alicerces de uma nova sociedade. A missão será difícil, mas Jeremias não deve temer, pois Deus está com ele.

Conforme o Evangelho, a multidão apertava-se ao redor de Jesus para ouvir a Palavra de Deus. Da barca, Jesus ensinava as multidões e diz a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes. Simão, não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens. Deixaram tudo e seguiram Jesus.

Magnos, você hoje diz: Eis-me aqui. É o que dirá todos os dias. Você assumirá o encargo para sempre e não enquanto os ventos forem favoráveis, não tenha medo. Avançar, sim, para águas mais profundas. Em atenção à sua missão, se alimentará através da oração diária, da escuta da Palavra de Deus mantendo a comunhão com a Igreja pelos louvores diários através da Liturgia das Horas, a celebração da Eucaristia, o sacramento da Penitência e os outros sacramentos. Dedicará seu tempo a serviço da Igreja, povo de Deus, em comunhão com o bispo e a diocese. Vai ser exatamente assim: assumirá o ministério presbiteral onde o bispo precisar, pois você é colaborador do bispo na diocese . O seu tesouro será este: estará onde você estiver a serviço da diocese.

A opção e a firme decisão é fundamental, pois do contrário outros planos surgirão que afugentam os compromissos assumidos diante de nós.

Mas terá muita alegria em ser padre, pastor, acolhedor de todos, com respeito às pessoas, seja através do consolo, da animação e fazer como Jesus fez: o bem para todos. Não se esqueça: o trabalho é diário e esse exigirá sempre aprofundamento. Não parar nunca com a formação permanente. Acolher as solicitações da Igreja neste sentido.

Lembre-se que o testemunho é fundamental. Mais que as palavras, vale o testemunho. Não negue ser ajudado pelo bispo, padres e outras pessoas, pois assim não vai parar no tempo e estará num progressivo crescimento.

Não tenha medo! Deus é presença garantida, assim também a família, a comunidade, os padres etc. Jesus continua dizendo: Vem e segue-me. Agradeço à família, à comunidade, às pessoas que foram apoio para o diácono Magnos, que rezaram e ajudaram.



Notícias em Destaque
Notícias Recentes
bottom of page