top of page

Você sabe a origem e o sentido da bênção de São Brás?



São Brás é o protetor contra as doenças da garganta, e no dia 3 de fevereiro, celebra-se a sua festa. Nesse dia, as comunidades realizam a tradicional 'bênção de São Brás' ou 'bênção da garganta', que se faz cruzando duas velas sobre a garganta e rezando a oração:


Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Que tal saber mais sobre São Brás e a famosa e tão procurada bênção da garganta?


A memória litúrgica de São Brás, bispo, médico e mártir da Armênia é celebrada em 03 de fevereiro. A devoção popular a este santo é grande desde a antiguidade e é ligada a numerosas curas na garganta alcançadas por sua intercessão. Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), nos ajudará a entender mais sobre a vida de São Brás e a bênção da garganta.

Segundo Dom Armando, a cura de um menino que havia engolido um espinho de peixe que ficou preso na garganta é o fato que tornou São Brás ligado à intercessão pela dor de garganta. Em alguns locais, na celebração do santo, é concedida a “Bênção da Garganta” — ato feito com duas velas unidas e colocadas no pescoço das pessoas.

As velas abençoadas no dia anterior, na Festa da Apresentação do Senhor, segundo Dom Armando, podem ser usadas para esta bênção e representam todo o belo simbolismo da luz de Cristo, que ilumina a todos com sua vinda e sua palavra. Dom Armando ressalta que existe também uma bênção especial para as velas de São Brás, para recordar que o santo pediu uma vela a uma mãe que o socorreu na prisão levando-lhe comida.

Porém, diante de todo o simbolismo e devoção, Dom Armando alertou para valores e limites da piedade popular. “Antes de tudo, não devemos cair na ‘magia’ e usar esta [bênção], como as demais bênçãos, como antídoto contra o mal e dispensar as curas médicas”. Por outro lado, diz dom Armando, quando estes gestos são vividos de forma bela e pura, ajudam a colocar vida, tão frágil e fragilizada, nas mãos de Deus.

“Os ritos, que chamamos de sacramentais, visam unir a vida cotidiana, com suas pequenas mas significativas e às vezes duras realidades, ao Espirito do Senhor que veio transformar, com sua presença, todas as realidades terrenas. Portanto, também a bênção de São Brás, se vivida na fé e na entrega confiante à proteção Divina, adquire pleno sentido”, concluiu Dom Armando.


(Dom Armando Bucciol, é bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA); foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB)


Oração a São Brás


Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a espirrar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. São Brás, rogai por nós. Amém.


Fonte: com informações da Canção Nova

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
bottom of page