Vem aí a 2ª Escola Missioneira de Ensino Social da Igreja

Inicia no próximo dia 07 de março, às 19h30, pelo canal da Diocese de Santo Ângelo no Youtube da 2ª edição da Escola Missioneira de Ensino Social da Igreja. Os encontros de formação serão gratuitos, sendo realizados sempre pelo Youtube entre os meses de março e julho de 2023. Você pode acessar o canal da diocese no Youtube clicando aqui.

A Escola Missioneira, da Diocese de Santo Ângelo, é uma continuação da Escola Cristã de Educação Política (ECEP), iniciativa da Província Eclesiástica de Santa Maria do Regional Sul III da CNBB.

Para facilitar o acesso a essa formação, a Diocese vem agora fazendo sua caminhada própria com a Escola Missioneira, neste ano em sua segunda edição. Permanece, contudo, em sintonia com as demais dioceses. Trata-se, indicutivelmente, de uma questão fundamental. Pois, a dimensão social e política é um elemento constitutivo da fé cristã. O foco da pregação de Jesus está no Reino de Deus, em oposição aos “reinos deste mundo”, que se impõem com violência e desrespeitam a dignidade das pessoas. O Reino pregado por Jesus nos convida a construir uma sociedade diferente, caracterizada por relações fraternas e por instituições sociais e políticas que favoreçam a justiça e a paz social.

Acolher a pregação do Mestre e seguir seus passos requer uma espiritualidade encarnada, situada e interpelada no e pelo contexto socioeconômico e político. Requer participação, formação e reflexão política, inclusive a partidária, para a construção de uma sociedade justa, equitativa, pluralista e democrática. É precisamente nessa perspectiva que se constitui o Ensino Social da Igreja, ministrado na Escola Missioneira, sempre em sintonia com o Evangelho e a Bíblia em sua totalidade.

Colaboração: Pe. Aloísio Ruedell