Seminaristas iniciam novo ano de formação no Seminário

No dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, os seminaristas do Propedêutico foram acolhidos no Seminário Interdiocesano São João Batista, em Santa Cruz do Sul, para mais um ano formativo. A celebração de acolhida dos seminaristas foi presidida pelo Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli. O Seminário Interdiocesano reúne os seminaristas das dioceses da Província Eclesiástica de Santa Maria: Santo Ângelo, Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Atualmente nossa diocese conta com um jovem seminarista no ano do propedêutico, Éverton Wisniewski, da Paróquia de Guarani das Missões.

Já no dia 01 de março, em celebração no Santuário da Ressurreição, em Santa Maria, com a presença dos Bispos da Província Eclesiástica de Santa Maria, deu-se início ao ano formativo dos seminaristas maiores das dioceses da província, que estarão cursando as graduações de filosofia e teologia. A partir desse ano, por consenso das dioceses e com o apoio dos Bispos, a formação dos seminaristas maiores passa a ser na modalidade interdiocesana. Assim, haverá duas casas de formação, uma para os seminaristas da etapa da filosofia, e outra para a etapa da teologia. Os seminaristas cursarão filosofia e teologia na FAPAS - Faculdade Palotina. Atualmente, a Diocese de Santo Ângelo conta com um seminarista na etapa da filosofia, Joloano Pereira. Ambos os seminaristas da filosofia e propedêutico são acompanhados pelo Pe. Adriano Maslowski que, periodicamente, visita o seminário e mantém contato com os jovens.