Santos Mártires das Missões: testemunho que inspira!
- Diocese de Santo Ângelo
- há 6 horas
- 2 min de leitura
No próximo domingo nossa Diocese de Santo Ângelo celebra a fé e a devoção aos Santos Mártires das Missões realizando a 92ª Romaria ao Santuário do Caaró.
Recordamos a história de fé e amor dos primeiros missionários que trouxeram a fé cristã ao atual Rio Grande do Sul. São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilhos deram suas vidas pelo anúncio do Evangelho. Os missionários jesuítas cruzaram o Rio Uruguai adentrando no atual Rio Grande do Sul em 03 de maio de 1626, no local que hoje é conhecido como “Passo do Padre”, no município de São Nicolau. Iniciaram então o processo de organização e fundação das primeiras comunidades cristãs com indígenas Guarani. Surgiram então as primeiras reduções: São Nicolau, Nossa Senhora da Candelária (hoje município de Rolador), Nossa Senhora da Assunção, em Assunção do Ijuí (hoje Roque Gonzales) e Todos os Santos, em Caaró (hoje Caibaté).

Os Missionários Jesuítas foram bem acolhidos pelos indígenas Guarani. Porém, com o tempo, o trabalho de evangelização, a interferência no sistema de autoridade local, e as mudanças nos costumes dos indígenas despertou a revolta no coração de um líder indígena da tribo dos Guaicuru, chamado Nheçu. Foi então que, em 15 de novembro de 1628, os padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues foram martirizados em Caaró, durante um ataque de indígenas Guaicuru a mando do Cacique Inheçu. Dois dias depois, em 17 de novembro, o Pe. João de Castilhos foi brutalmente assassinado pelos mesmos indígenas, sendo amarrado a um cavalo e esfolado vivo.
O sangue derramado pelo Evangelho floresceu em novas comunidades cristãs que chegam até nossos dias. O exemplo, o testemunho de amor e fidelidade dos Santos Mártires é para todos nós inspiração para persistirmos mesmo diante das dificuldades e das provações que enfrentamos. No próximo domingo, dia 16, viveremos a abertura do Ano Jubilar Diocesano, celebrando os 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani. Supliquemos a intercessão dos Mártires da fé sobre toda nossa Igreja e nosso Povo.
Santos Mártires das Missões, rogai por nós!
Autor: Pe. Leonardo Envall Diekmann
Coordenador de Pastoral da Diocese































Comentários