Regional Sul 3 apresenta subsídios de celebração e reflexão para a Quaresma

A preocupação e a necessidade de uma boa preparação para a Páscoa – assim como no Natal – tem provocado o Regional Sul 3 da CNBB para a produção de subsídios específicos de reflexão e celebração. As publicações se tornaram uma prática na Igreja do Rio Grande do Sul, ajudando as dioceses e paróquias celebrarem melhor as duas datas mais importantes para a nossa fé.

Anualmente, a Quaresma chega no Estado trazendo os livretos elaborados pela Equipe Regional de Subsídios. Este ano, as arqui/dioceses começam a receber o material esta semana, destinando às paróquias e comunidades antes da Quarta-Feira de Cinzas (17 de fevereiro).

A Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon, explica que os subsídios de Páscoa têm a proposta de chegar até as famílias, comunidades, paróquias, arqui/dioceses com a mensagem de esperança. “Em Cristo a Vida vence. Ele é a nossa Paz! Os encontros e celebrações nos inspiram a viver a Quaresma e a nos preparar para a Páscoa”, destaca ela. Sandra ressalta ainda que além do Roteiro, os subsídios de Páscoa 2021 vêm com uma grande novidade, que é o livreto da Via-Sacra/luz pra ser celebrada e vivenciada no período pascal.

No kit deste ano, estão três materiais: os livretos Caminho Pascal em Sete Passos – A Igreja nas casas, e Vias Sacras da Cruz e da Ressureição; além de um Símbolo Pascal para ser colocado na porta das casas.

O subsídio Caminho Pascal em Sete Passos – A Igreja nas casas, tem como lema Em Cristo a vida vence. Ele é a nossa Paz! e apresenta a proposta de encontros de reflexão e celebração que podem ser realizados em famílias, grupos ou até individualmente. O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica – Fraternidade e Diálogo – e a fraternidade universal – proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti – são as temáticas norteadoras do roteiro. No material, os encontros são fundamentados na Palavra de Deus, a partir do método da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.

A novidade deste ano, conforme ressaltou Sandra, é o roteiro de celebrações da Via-Sacra da Cruz e da Ressurreição, apresentando a proposta para as 15 estações. O material explica que “A Via-Sacra da Cruz na Quaresma e a Via-Sacra da Ressurreição no Tempo Pascal, se unem formando uma só meditação sobre o mistério central da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição do Senhor”.

Completa o kit, o Símbolo Pascal para a porta das casas, que traz o tema Em Cristo, a vida vence. Feliz Páscoa! A imagem apresenta a Cruz e a Pomba do Espírito e da Paz, representando a passagem de Jesus pela morte e a Ressurreição que celebramos no Domingo de Páscoa.

Dom José Gislon, presidente da CNBB Sul 3, reforça a importância do material e de uma boa preparação para a Páscoa, especialmente em momentos de maiores dificuldades, como este que vivemos: “O cristão olha com esperança a sua situação, mesmo em meio às tribulações, não porque sufocado pela realidade, mas porque inserido no mistério pascal de Cristo: ele sabe que a cruz jamais é separada da ressurreição”, destaca Dom José.