Pastoral Presbiteral reúne padres do Estado em reunião online

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 16 de março, a primeira reunião online dos representantes dos presbíteros das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. Padre Rudinei Lasch, presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP), acolheu a todos e em seguida coordenou o encontro. Dom Adimir Mazali, bispo referencial da Pastoral Presbiteral, também participou do encontro e ressaltou a importância da iniciativa.

A reunião contou com a presença do padre Iuri Ribeiro, secretário da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), que partilhou sobre a reunião que aconteceu no mês de fevereiro de 2021 e que gerou como fruto a carta circular, dirigida a todas as arqui/dioceses do Brasil.

Sandra Zambon, secretária executiva da CNBB Sul 3, comentou sobre os desafios pastorais provocados pelo momento pandêmico que vivemos. Entretanto, ressaltou que a esperança é que nos move e deve nos renovar. Sandra reforçou ainda que a Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada e está acontecendo em todo o Brasil e agradeceu ainda a divulgação do subsídio em preparação à Páscoa, produzido pelo Regional.

No encontro, os presbíteros partilharam sobre a vivência da pastoral presbiteral em tempos de pandemia. Um dos pontos foi a lembrança dos inúmeros padres que contraíram COVID19 e dos que faleceram por conta da doença. Alguns participantes relataram as iniciativas onlines promovidas pelo clero de sua arqui/dioceses: encontros, retiro, formações. Em muitos lugares, ainda as missas acontecem somente online, em outros, é possível a participação dos fiéis, seguindo os protocolos sanitários.

Os representantes da Pastoral Presbiteral avaliaram também a possibilidade de fazer a formação regional de presbíteros. Porém, ainda não foi possível definir como o encontro será realizado, se totalmente online ou então presencial com uma participação menor do que estava inicialmente prevista. As demais programações também se firmaram: o Encontro Regional de Presbíteros e o Encontro Nacional de Presbíteros – sempre avaliando como estará a situação da pandemia.

Pela Diocese Angelopolitana esteve participando o Coordenador Diocesano dos Presbíteros, Pe. Valcir Puhl.

FONTE: CNBB Sul 3