Paróquia Santa Cecília celebra 85 anos da primeira Missa em Alecrim

Através de uma celebração de ação de graças, a Paróquia Santa Cecília, de Alecrim, celebrou no sábado, 21 de novembro, duas datas significativas para sua caminhada pastoral: a festa de Santa Cecília e os 85 anos desde a primeira Missa em solo alecrinense. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Eugênio Hartmann e concelebrada pelo Pe. Mário Hoss, vigário paroquial.

Confira um breve relato dessa história:

Por informações e documentos oriundos de diferentes fontes, sintetizadas por Pedrinho Escher e Celso Schreiner, ministros da Paróquia, consta que no dia 14 de novembro de 1935, há exatos 85 anos, foi celebrada a primeira Missa na comunidade do Alecrim.

Esta celebração foi presidida por um padre argentino, que vinha de Alba Posse, outro lado do Rio Uruguai. Era mais fácil buscar um padre via águas do Rio Uruguai, do que enfrentar as precárias estradas entre Santo Cristo e Alecrim, a cavalo. Descendentes da família de Jacó Hansen confirmam que a Missa foi celebrada à sombra de árvores em frente à sua casa de moradia, próximo ao primeiro poço da Corsan.

Por cerca de 3 anos, Alecrim foi atendida por um padre da Paróquia de Alba Posse, Argentina. Mais tarde, Pe. Augusto Preussler, pároco de Santo Cristo, vinha atender Alecrim. Alecrim Norte, hoje sede, e Alecrim Centro, hoje Sagrada Família, eram candidatos a ser a sede do município. A localidade de Alecrim Norte, atual sede e também local da primeira Missa venceu a disputa. Ali então se formou a cidade do Alecrim.

Em 1938 foi inaugurada a primeira construção de madeira, servindo de capela e escola. Em 1940, surge o Coral Santa Cecília, quando as bases da primeira comunidade estavam lançadas. Em 1942 foi inaugurada a primeira Escola Paroquial Santa Cecília, sendo a primeira turma formada por 77 alunos. Em 1952, através de decreto episcopal, foi fundada a Paróquia Santa Cecília de Alecrim, proferido pelo então Bispo de Uruguaiana, D. Newton de Almeida Batista. No início, a paróquia foi administrada e atendida pelo Pe. Adolfo Gallas, pároco de Santo Cristo, e seu auxiliar, Pe. Albano Kreutz. Em 1953 a Paroquia Santa Cecília recebeu seu primeiro pároco, Pe. Afonso Hammes.

Esta laboriosa e fascinante história foi contada com mais conteúdo e detalhes na celebração festiva no sábado à noite na Igreja Matriz, por ocasião da comemoração da Padroeira Santa Cecília.