Paróquia de Guarani das Missões celebra 100 anos da presença das Irmãs Franciscanas

Na quarta-feira, dia 01 de setembro, a comunidade guaraniense expressou seu agradecimento e o reconhecimento pelos trabalhos realizados pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria ao longo desse século de atuação junto à comunidade. Nosso Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer celebrou a Santa Missa em ação de graças pela vida e a missão da congregação na diocese. A celebração foi concelebrada pelo pároco, Pe. Nelson Loro, pelo Pe. Valcir Puhl e pelo Diácono Jean Pinheiro.

Conheça um pouco da história da congregação:

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria foi fundada pelo polonês Zygmunt Szczesny Felinski em Petersburgo, Rússia, no ano de 1857. As religiosas dessa Congregação trabalharam também na Polônia e em outros países europeus e, em virtude da imigração, as irmãs acompanharam os imigrantes para o Brasil a partir de 1906 e, seguem trabalhando até a atualidade.

A congregação está presente em terras brasileiras desde 1906. O Brasil foi o primeiro país a receber missionárias vindas da Polônia, em 1906. As irmãs Sofia Ulatowska, Edviges Dudek e Maria Grzegorzewicz chegaram em Paranaguá e estabeleceram-se em Curitiba no hoje Bairro Orleans.

Atualmente as Irmãs encontram-se em duas Paróquias de nossa Diocese: Guarani das Missões, com duas comunidades, inseridas na área da Educação, Pastoral, Serviço Social e Santuário de Nossa Senhora de Częstochowa; e em São Luiz Gonzaga, com serviço ao Lar do Idoso e Escolar.

Confira as fotos:

Fotos: Jornal O Comunicador