Jovens da Diocese partem para JMJ 2023 em Lisboa

Jovens de todo o mundo se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. O encontro, que acontece de 1º a 6 de agosto, tem mais de 300 mil jovens de todo o mundo inscritos, entre eles uma delegação de 10 mil brasileiros, que integra cerca de 150 gaúchos e gaúchas. A primeira Jornada Mundial da Juventude em terras portuguesas tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

UM NOVO ARDOR NO RIO GRANDE DO SUL

Os dias em Portugal, a viagem para uma realidade diferente, o convívio com pessoas do mundo inteiro e o encontro com o Papa Francisco são alguns dos motivos que geram em cada viajante o desejo e a angústia por viver a Jornada Mundial da Juventude. Entretanto, o Pe. Neilor Schuster, Assessor do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3, espera que o encontro vá além dos dias em Lisboa e proporcione, no Regional, um novo ardor pela evangelização dos jovens na Igreja gaúcha.

Ele ressalta que, “com essa Jornada Mundial da Juventude, quatro anos e meio após a última edição, no Panamá, sonhamos que possamos reanimar todas as expressões de Evangelização da Juventude. Sob o Plano de Evangelização Regional – Vim Matear Contigo – a JMJ renova uma adesão a Mística do Encontro, pautada pelo Papa Francisco”. Para ele, em um contexto pós pandemia isso se torna ainda mais importante: “Levantar-se e partir apressadamente ao encontro do outro que está a minha espera”.

Retomando o Ano Vocacional que vive a Igreja no Brasil, o assessor motiva também aos jovens gaúchos que participarão da Jornada em Lisboa a retornarem com os corações ardentes e os pés a caminho. “Assim acreditamos que poderão espalhar essa chama da fé nos corações daqueles que aqui os acompanhavam e se sentiam representados por eles. A missão que se sucede é o acontecimento natural que sucede depois da experiência com Deus. Voltem animados pelo Espírito para concluir o Ano Vocacional e iniciar o Ano Missionário, como nos motiva o Plano de Evangelização. Certamente, muitos frutos e muitas iniciativas brotarão pós JMJ”, convida Pe. Neilor.

PELA DIOCESE DE SANTO ÂNGELO

Participam da JMJ 2023, pela Diocese Angelopolitana, o Pe. Jean Pinheiro, assessor do Setor Juventude e mais 12 jovens. A expectativa, segundo os mesmos, é grande. Mais do que apenas ver o Papa, os jovens buscam reavivar a chama da fé através da experiência do encontro com jovens de todo o mundo, unidos por um mesmo propósito, a fé em Jesus Cristo.

Para marcar a participação desses jovens, uma celebração na Igreja Matriz de Giruá, presidida pelo neo-sacerdote, Pe. Carlos Miguel Lopes, SJ, e concelebrada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Marcos Bialozor, abençoou e enviou os peregrinos.

Fonte: Com informações da CNBB Regional Sul 3