Ir. Maria José retorna a Bolívia

No último dia 07 de novembro, a Irmã Maria José de Jesus, monja carmelita, retornou ao Carmelo de Potosi, na Bolívia. Há 14 anos, Ir. Maria José sentiu em seu coração o chamado de Deus para terras mais longínquas. Em Potosi, Ir. Maria José esteve contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da comunidade religiosa. No ano passado, devido a problemas de saúde, ela retornou ao Brasil para se tratar. Agora, retorna para missão, para junto do povo que adotou como seu.

Natural de Linha Atafona, interior de Santo Ângelo, Ir. Maria José tem hoje 64 anos. Entrou no Carmelo Sagrado Coração de Jesus, Santo Ângelo, no dia 19 de março de 1975. Sua primeira experiência missionária aconteceu no ano 2000, a partir da solicitação da Comunidade do Carmelo San José, de Potosí, à Federação dos Carmelos do Sul do Brasil. Segundo relata a própria Ir. Maria José, como na época era a Presidente da Federação dos Carmelos, o Conselho achou por bem que ela mesma fosse conhecer de perto a realidade boliviana, bem como as reais condições de manter uma comunidade carmelitana na Diocese de Potosi. “Na ocasião fiquei três meses e oito dias participando e vivenciando o dia-a-dia da vida das ‘hermanas’. Conheci, na ocasião, o Bispo Mons. Walter Peres, alguns Sacerdotes e pessoas da comunidade local. Foi uma experiência que considero um presente de Deus mui enriquecedor para minha vida” – relata Ir. Maria José.

Aquele primeiro contato com o Carmelo de Potosi despertou o interesse e o carinho por aquela comunidade religiosa. Em 2005, foram a Potosí um grupo de cinco Irmãs para assumir o Carmelo, entre elas Ir. Maria José. Através do envio de Ir. Maria José a Potosi, estabeleceu-se uma relação de maior fraternidade entre o Carmelo de lá e o Carmelo de Santo Ângelo.

Ir. Maria José agradece a comunidade do Carmelo de Santo Ângelo pelo apoio e carinho neste tempo de cuidados com sua saúde. Também deixa seu muito obrigado aos amigos, familiares e à Congregação dos Missionários da Sagrada Família que a acompanharam no retorno a Bolívia.

(Na foto, Ir. Maria José de Jesus e Madre Paula, atual priora do Carmelo de Santo Ângelo)