top of page

Ir. Carolina celebra 50 anos de vida carmelita

"Deus ama a quem dá com Alegria", este é o lema que norteou a caminhada religiosa de Ir. Carolina do Coração de Jesus ao longo desses 50 anos de vida e vocação carmelitana.

No último dia 14 de janeiro Ir. Carolina celebrou seu jubileu de ouro de vida religiosa. A celebração contou com a presença das co-irmãs do Carmelo de Giruá, da família, de amigos e da comunidade de Giruá. A Missa em ação de graças foi presidida pelo Pe. Marcos Bialozor.

Natural de Ilópolis, município de Anta Gorda, Ir. Carolina nasceu em 29 de janeiro de 1955, recebendo por nome de batismo, Carolina Rodrigues. É filha de Agostinho Rodrigues (in memoriam) e Maria Ibraina Flores. É a segunda dos 14 irmãos, dos quais quatro já fizeram sua páscoa.

Carolina, sentindo o chamado de Deus para a vida Religiosa, ingressou na Congregação das Irmãs Carlistas, na cidade de Anta Gorda. No ano de 1973, sentindo-se chamada para a vida contemplativa, iniciou sua caminhada no Carmelo Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Santo Ângelo. Aos 29 de junho de 1974, foi revestida com o hábito carmelitano, iniciando a formação do Noviciado. E, no ano de 1976, emitiu os votos temporários, seguindo sua caminhada com fidelidade e alegria. No dia 01 de janeiro de 1980, durante a Santa Missa celebrada por Dom Estanislau Kreutz, fez sua Profissão Solene, dando seu Sim definitivo.

Por ocasião da fundação do Carmelo, na cidade de Giruá, em julho de 1980, aceitou fazer parte do grupo fundador, do qual foi sempre mão forte em todos os serviços que lhe foram confiados.

Questionada sobre o que lhe motivou a perseverar na caminhada vocacional, Ir. Carolina respondeu: "O amor a Jesus e aos irmãos faz-me permanecer no chamado que Jesus, me fez segui-lo com mais intensidade e alegria. Me chamou para ser fiel e dedicar-me a rezar pela salvação de muitos irmãos que precisam de ajuda pela oração."

Diante de uma realidade de grandes desafios, opções e possibilidades, Ir. Carolina partilha uma mensagem sobre o chamado de Deus: "O chamado de Deus à Vida Contemplativa é responder ao convite de Jesus, seguir seu caminho, seu projeto de vida no Carmelo. Jesus nos convida a segui-lo mais de perto para ajudar a quem mais precisa pela oração, pelo silêncio e pela vivência fraterna em comunidade. É este o nosso carisma! Precisamos estar atentos à voz de Deus que continua chamando e lançando seu incessante convite. Vem e Segue-me! Vale a pena deixar tudo para se consagrar a serviço dos demais. Uma consagração feita com amor nos faz viver com alegria e realização a nossa vocação."

A celebração jubilar é sempre uma oportunidade de "olhar o passado com gratidão", um convite de fazer memória da própria história construída até aqui. Uma oportunidade de "viver com paixão o presente", o hoje da vida, da história, o tempo presente que Deus dá para viver intensamente, com fé, com amor, com profetismo, com alegria. Neste espírito de ação de graças, as Irmãs Carmelitas, juntamente com a comunidade de Giruá, agradecem a Deus pela vida de Ir. Carolina doada em favor do Reino de Deus.


Para entrar em contato com o Carmelo do Giruá e conhecer mais sobre a vida religiosa contemplativa:

Carmelo Imaculado Coração de Maria

Rua Padre Dionisio Basso, 2550

Caixa Postal, 109

98870-000

Giruá RS

Fone: (55)99148-9160

(55)98163-2421

Email: carmelogirua33@gmail.com


Confira as fotos da comemoração do jubileu de ouro:



Notícias em Destaque