Fratelli Tutti e a vocação ao amor

O ser humano está feito de tal maneira que não se realiza, não se desenvolve, nem pode encontrar a sua plenitude, a não ser no sincero dom de si mesmo aos outros”. (FT 87)

O Papa Francisco inspirado por São Francisco de Assis nos presenteou neste tempo tão desafiador, com a belíssima Carta Encíclica Fratelli tutti, sobre a Fraternidade e a amizade social e nos convida a fazer a experiência de um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço e que nos permita reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas e avançarmos para uma civilização do amor.

A Encíclica aborda temas centrais que repercutem em nossa vida cristã cotidiana como a manipulação de conceitos sobre democracia, liberdade e justiça; o sentido da solidariedade e fraternidade; o enfoque na política social como uma das formas mais preciosas da caridade; aborda o conceito de vida como a “arte do encontro; faz uma reflexão sobre o valor da paz e sua promoção e ressalta que a presença de Deus é um bem para toda a humanidade e onde todas as religiões são chamadas a ser testemunho da fraternidade e da paz no mundo.

Somos todos(as) vocacionados(as) ao Amor, chamados(as) pelo Deus Amor a sermos expressão desse amor aos nossos Irmãos e Irmãs. Expressão esta, que se manifesta através de nossa acolhida, empatia, senso de justiça e solidariedade com os que mais sofrem, buscando e alimentando a fraternidade para com todos(as), especialmente os mais vulneráveis e excluídos de nossa sociedade. Sejamos sal da terra e luz do mundo em todos os espaços que convivemos e nos relacionamos, seja na família, escola, trabalho, Igreja, e mídias sociais...

Continuemos construindo a cultura vocacional em nossas comunidades, lançando a semente da Vocação no coração de nossa juventude através de nosso testemunho vocacional de fé e alegria. Que Jesus ressuscitado seja nossa força e nos conceda as graças necessárias para sermos no mundo construtores(as) da paz e da fraternidade!

Quer fazer um Acompanhamento Vocacional?

Acesse:

Facebook: facebook.com/padrediocesano

Instagram: instagram.com/savstoangelo

WhatsApp: (55) 9 9640 6018

Site: diocesedesantoangelo.org/vocacional

Autora: Ir. Adriana Rodrigues Pinheiro, ISC - Serviço de Animação Vocacional - SAV