Episcopado gaúcho se reúne com Núncio Apostólico no Brasil

Os arcebispos e bispos do Regional Sul 3 da CNBB se reuniram no dia 11 de março com o novo Núncio Apostólico no Brasil, sua Ex.cia Dom Giambattista Diquattro. Devido à pandemia o encontro foi por presença virtual, pela plataforma zoom.

Dom José Gislon, presidente do Regional, deu abertura e as boas-vindas a todos os senhores bispos e à sua Ex.cia Dom Giambattista. Depois da oração inicial, dom Rodolfo Weber, vice-presidente apresentou o Regional ao novo Núncio. Na apresentação, Dom Rodolfo situou as arquidioceses e as respectivas dioceses sufragâneas, no mapa geográfico.

Em seguida, tendo como moderador Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, seguindo uma ordem por Províncias Eclesiásticas, cada arce/bispo apresentou-se ao Sr. Núncio. Todos estavam presentes, inclusive alguns dos nossos bispos eméritos.

Em um terceiro momento, foi passada a palavra ao novo Núncio, Dom Giambattista, que acolheu a todos. Falou da alegria em poder servir a Igreja no Brasil e ressaltou que logo que cesse a pandemia, terá a alegria de se encontrar com todos os bispos de forma presencial física. Em sua exposição, comentou ainda que neste momento está acolhendo, de forma virtual, a todos os que queiram se encontrar com ele, ou que tenham algum tema a ser tratado. Entre outros pontos, Dom Giambattista destacou a importância destas ferramentas digitais para a comunicação e a missão da igreja neste ‘novo normal’.

FONTE: CNBB Sul 3