EaiTchê realiza encontro de assessores e jovens e apresenta plano de ação

O Serviço de Evangelização das Juventudes do Regional Sul 3 da CNBB (Eaí?tchê) retomou as atividades neste ano com a realização do encontro de assessores, comunicadores e articuladores dos Setores Juventude. O encontro foi acolhido pela Diocese de Caxias do Sul e reuniu 35 jovens de todo o estado nos dias 04 e 05 de março, no Centro Diocesano de Formação Pastoral.

Estiveram presentes jovens das arqui/dioceses de Santa Maria, Cruz Alta, Santo Ângelo, Uruguaiana, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, além de representantes da Pastoral da Juventude Estudantil.

O encontro contou com o acompanhamento do bispo referencial para a juventude do Regional Sul 3, Dom Darley José Kummer, do coordenador do Eaí?Tchê, padre Neilor Schuster, e padres assessores dos Setores Juventudes do estado. No sábado, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira também se fez presente para acolher a todos.

Os jovens puderam partilhar durante o fim de semana de diversos momentos de formação. No sábado pela manhã a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” foi abordada pela irmã Maria Brendalí Costa (irmã Brenda). A partir do tema central da Campanha, irmã Brenda também trouxe para a reflexão as diversas fomes da juventude atualmente.

O Ano Vocacional foi tema de formação no sábado à tarde e contou com a assessoria do padre Marciano Guerra que assessorou o Setor Juventude de Caxias do Sul por cinco anos e trabalhou na Animação Vocacional até o final de 2022. Ele falou sobre a importância de trabalhar a dimensão vocacional nas diversas pastorais e serviços da Igreja, atualizando a visão e percepção da sociedade sobre o tema.

À noite, Dom Darley partilhou a síntese do Sínodo da América Latina, com foco nas considerações a respeito da juventude. De forma transversal às formações, o grupo conheceu estudou, analisou e debateu o Plano de Ação do Serviço de Evangelização das Juventudes para o biênio 2023/2024 chamado “Contigo”. O plano que foi construído em conjunto, a partir de reuniões realizadas no ano passado, traz diretrizes e proposições de linhas de ação para serem realizadas nas dioceses em suas diferentes realidades.

A dimensão espiritual e de fortalecimento de fé foi contemplada a partir da adoração ao Santíssimo Sacramento, da celebração eucarística e de momentos de oração que ocorreram durante o fim de semana, regatando o sentido de que o centro de toda a ação é Jesus Cristo.

Para dom Darley, a escola de assessores, articuladores e comunicadores e do regional é um espaço de partilha e comunhão das juventudes do estado: “É um momento para partilharmos as realidades e nos fortalecer. Apresentamos também o Plano Regional que gostaríamos de trabalhar enquanto realidade juvenil em nossos setores. Refletimos, ainda, sobre as nossas fraquezas e também sobre as oportunidades nos enriquecendo humanamente e espiritualmente com o outro e com aquele que é o centro de tudo, Jesus Cristo”.

Coordenador do eaí?tchê, padre Neilor Schuster destacou a ideia do paradigma e do programa que visa a evangelização das juventudes no território gaúcho: “O paradigma é o ‘Vim Matear Contigo’ que vai nos acompanhar nesses dois anos e foi bonito ver como isso vai se encarnar em cada diocese. Então, o paradigma que faz olhar e criar um programa nas dioceses que leve em conta a vocação, as fomes, os medos, mas que nos faz sonhar e agir”.

O encontro de assessores, comunicadores e articuladores é uma ação prevista no calendário do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB e que visa capacitar as lideranças para que atuem nas dioceses, contemplando assim, o eixo de formação previsto no Plano de Evangelização.

Pela Diocese de Santo Ângelo estiveram participando o Pe. Jean Pinheiro, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, e os jovens Janderson Marx e Gustavo Follmann.

Fonte: CNBB Sul 3