Diocese realiza 32ª edição do Seminário Diocesano de Educação

Após dois anos de intervalo provocado pela pandemia da COVID-19, o setor de educação da Diocese de Santo Ângelo retomou a realização do evento denominado Seminário Diocesano de Educação. Trata-se de um evento que iniciou sua primeira edição em 1977, em pleno período histórico conhecido como ditadura militar e civil, com o objetivo de dar voz e vez aos silenciados. A Igreja diocesana assumiu o protagonismo e testemunho corajoso ao abrir seus espaços para diálogos críticos e formativos com as lideranças populares e, em especial com os educadores/professores de toda a região de sua abrangência. O seminário tornou-se um encontro de manifestação e organização das vozes oprimidas pelo sistema repressor.

Ano a pós ano o número de participantes foi crescendo, sendo que até 1994, o único local de realização do encontro era o Salão de eventos do Colégio Teresa Verzéri. Nesta data (1994) o tema do seminário tinha sido a questão da “Educação e Democracia: Escola cidadã”, tendo por assessor o prof. Dr. Moacir Gadotti (UNICAMP/SP). Muita gente queria ouvir o eminente conferencista e compareceram mais de três mil pessoas. Como a maioria não coube no Salão, foi necessário abrir o ginásio do Colégio. Por isso, a partir de 1995 o Seminário passou a ser realizado em dois lugares com a mesma programação: na terceira semana de agosto de cada ano, segunda feira, o evento passou a ser realizado em Santo Ângelo e, na terça feira, na cidade de Santa Rosa, tendo como locais Centro Cívico / Dom Bosco ou UNIJUI.

O Seminário foi consolidando sólidas parcerias com as Secretarias Municipais de Educação da Região das Missões e Grande Santa Rosa; Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; redes particulares, comunitárias e públicas de ensino; Sindicatos de Professores (Sinpro e Cpers), Instituto Federal e Universidades (URI, UNIJUÍ) da região de abrangência da Diocese. Muito do alcance dos objetivos estabelecidos em cada edição pode ser atribuído ao comprometimento das instituições parceiras no planejamento, organização e participação do evento.

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2022 foi realizada a edição de número 32, com o tema “Fraternidade e Educação”, tendo como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Para assessorar a temática foi convidado o Prof. Dr. Diácono Sílvio Antônio Bedin, que brindou os presentes (cerca de 310 em Santo Ângelo e 70 em Santa Rosa) com uma reflexão e análise crítica em torno da educação contemporânea, na perspectiva cristã, isto na parte da manhã.

Em Santo Ângelo os trabalhos da manhã tiveram como mediador o prof. Dr. Milton César Gerhard (docente da Rede Estadual e particular de ensino) e, em Santa Rosa, a mediação foi conduzida pelo prof. Dr. Sidinei Pithan da Silva, daUnijuí.

À tarde, em Santo Ângelo, as atividades iniciaram com a participação especial do Coral da Aldeia indígena “TEKOA PYAÚ”, da Ressaca da Buriti. A seguir o tema tratado foi a “O Grande Projeto Missões Jesuítico Guarani”, tendo como conferencistas os professores pesquisadores José Roberto de Oliveira e Álvaro Medeiros De Farias Teisen. Ambos explicitaram o projeto e destacaram a importância da temática para a região missioneira e o potencial turística e educacional para o desenvolvimento regional. Conhecer e reconhecer as raízes do povo que vive nesta terra vermelha faz toda a diferença em termos identitários. Um povo que não conhece a sua história não sabe para onde caminha e isto tem tudo a ver com o processo educativo.

Em Santa Rosa, no início da tarde, os presentes puderam assistir uma série de números musicais apresentados pela “Orquestra Jovem de Santa Rosa” Foi um show de talentos com destacadas crianças e jovens coordenadas por professores que cultivam a música de flautas e cordas.

Ainda cabe destacar que neste ano (2022) foi realizada uma LIVE, como Pré-seminário (na noite do dia 17/08), sob o tema “Por uma Educação Integral”, na semana que antecedeu a data do Seminário. Na prática foi um evento com o objetivo de mobilizar e encantar pessoas para o 32º Seminário. Participaram da LIVE o Pe. Aloísio Ruedel e professores Ari Roberto Moreira, Jurema Sausen e Cênio Back Weyh. Cerca de 200 pessoas assistiram a programação no ato da realização, que foi transmitida diretamente da Catedral Angelopolitana. Quem não conseguiu assistir a LIVE, poderá fazê-lo acessando o Yuotube “Por uma educação integral” ou no faceboock da Diocese.

Os organizadores agradecem o comprometimento das instituições parceiras em mais esta edição do evento, a participação dos professores, lideranças comunitárias e, em especial a presença de Dom LIRO VENDELINO MEURER – Bispo da Diocese de Santo Ângelo.

A edição do 32º Seminário Diocesano de Educação teve a coordenação do Pe. Aloísio Ruedel e do prof. Cênio Back Weyh.

Confira as fotos: