Diocese participa de encontro Regional da Pascom

A retomada das atividades presenciais da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB foi marcada pela convivência, integração e partilha entre as coordenações e equipes responsáveis pela articulação da Pascom nas dioceses gaúchas. O I Encontro de Formação e Planejamento de 2022 reuniu 16 Arqui/Dioceses do Rio Grande do Sul, na sede do Regional, em Porto Alegre, no sábado, 26 de março.

Durante o período da manhã, o missionário redentorista, padre Pedrinho Guareschi conduziu um momento de formação, sobre a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 29 de maio: Escutar com o ouvido do coração.

O período da tarde foi destinado a escutar e a planejar. Primeiro aconteceu a partilha das sínteses dos grupos responsáveis pelas visitas virtuais da equipe da Pascom do Regional às Arqui/Dioceses. Foram colocadas em pauta as principais alegrias e esperanças, mas também as dores e os desafios vividos nas realidades diocesanas, bem como lançado o olhar da ação regional para auxiliar a articulação em cada Igreja particular.

No segundo momento da tarde, a pauta abordou a programação de atividades da Pascom no Rio Grande do Sul, com destaque para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 29 de maio, sendo que a proposta regional é a elaboração de um audiovisual com as experiências diocesanas de pastorais que atuam diretamente no cuidado e defesa da vida. Também foram elencados a participação na Assembleia Regional, no início de junho, e no Encontro Nacional da Pascom, no mês de julho, em Itaici, São Paulo. Pela Diocese de Santo Ângelo participaram os jovens Gabriel Kuhn, Shana Mascht e Marcos Lamb representando a articulação diocesana da pascom.

Fonte: Com informações do Regional Sul 3