Cáritas realiza Assembleia Estadual

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro aconteceu, em Cruz Alta, a 45ª Assembleia Estadual da Cáritas. O tema desse ano foi "Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental". O encontro também contou com a participação de Carlos Humberto Campos, diretor executivo da Cáritas Brasileira, que apresentou a Sinodalidade na Rede Cáritas.

"Enquanto Cáritas, somos imbuídos e imbuídas do Magistério da Igreja. Um requisito é fazer com competência. Deus zela pelas coisas boas, bem feitas, e para isso a gente tem que capacitar. Não é suficiente a capacitação profissional. Os seres humanos precisam de cuidados tecnicamente corretos, mas sobretudo de humanidade. A nossa formação precisa chegar ao coração das pessoas, não só ao intelecto. Quando chega ao coração, se compreende a dimensão de praticar a sinodalidade com outras pessoas. Temos que resgatar a metodologia da FORMAÇÃO DE CORAÇÃO. Ouvir, escutar, vivenciar junto com as pessoas, para adquirir confiança. Que as pessoas vejam em mim um irmão, um companheiro de caminhada. Isso é a pedagogia do coração" - disse o diretor executivo.

Pela Diocese Angelopolitana estiveram participando Milton Gerhardt e Lisiane Quevedo.