Corpus Christi na Diocese é marcado pela solidariedade

No dia 08 de junho todas as paróquias celebraram a Solenidade de Corpus Christi. A cerimônia conhecida e lembrada pela confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida que enfeitam as ruas pelas quais o Santíssimo passa teve um sentido diferente este ano. Somado à beleza da serragem colorida, várias paróquias estiveram empenhadas em grandes campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores. O gesto concreto esteve em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2023 que abordou o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

PARÓQUIA CATEDRAL SANTO ANJO DA GUARDA:

A paróquia da Catedral confeccionou os tradicionais tapetes de Corpus Christi com serragem coloria, desenhando símbolos religiosos relacionados à Eucaristia, às pastorais e movimentos. A procissão contornou a praça Pinheiro Machado retornando para a Catedral onde o Bispo, Dom Liro, presidiu a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Léo Konzen.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM GIRUÁ:

A paróquia de Giruá reuniu centenas de pessoas para sua tradicional festa de Corpus Christi. Já de madrugada as lideranças da comunidade confeccionaram os tradicionais tapetes de Corpus Christi utilizando serragem colorida, roupas e alimentos que foram arrecadados para serem doados aos necessitados. Pela manhã foi realizada a procissão até a Igreja Matriz onde Pe. Marcos Bialozor presidiu a Santa Missa. Após a celebração a comunidade se reuniu no salão paroquial para a festa da comunidade.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES, EM CÂNDIDO GODÓI:

Na paróquia de Cândido Godói as crianças da catequese confeccionaram tapetes dentro da Igreja Matriz para o Santíssimo passar. Após a Missa presidida pelo Pe. Luiz Schütz o povo seguiu em procissão pelas ruas da cidade realizando as paradas nos altarzinhos preparados para os momentos de adoração.

PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ, EM CERRO LARGO:

O Corpus Christi em Cerro Largo foi marcado pela solidariedade. Um costume que já se repete há alguns anos é a arrecadação de alimentos e agasalhos nesse dia. As pessoas que vem para celebrar manifestam sua fé através de um gesto concreto.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM SANTA ROSA:

A paróquia Sagrado Coração, de Santa Rosa, teve seu Corpus Christi marcado pela grande manifestação da fé católica na Eucaristia. Grande público participou da celebração e da procissão. Os tapetes foram confeccionados utilizando trabalhos da catequese e alimentos não perecíveis arrecadados pelos membros de nossas comunidades, catequese, pastorais e movimentos. Foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos que se destinarão às famílias necessitadas das comunidades e às entidades do município.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM TRÊS DE MAIO:

Três de maio viveu um Corpus Christi marcado pela solidariedade. Ao todo foram preparados 1km e meio de tapetes confeccionados com agasalhos, cobertores e alimentos. Em meio a procissão também foram preparados os tradicionais altarzinhos para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Igreja Matriz, a Santa Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Edegar de Matos.

PARÓQUIA ASCENSÃO DO SENHOR, EM SANTO CRISTO:

A Solenidade de Corpus Christi em Santo Cristo foi celebrada pela manhã. A Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Tarso Alles, seguida de procissão contornando a praça Dom Estanislau, onde foram preparados os tradicionais altarzinhos temáticos alusivos ao Ano Vocacional, a Campanha da Fraternidade, ao Sagrado Coração de Jesus e outros.

PARÓQUIA SANTA TERESA D'ÁVILA, EM GUARANI DAS MISSÕES:

A paróquia de Guarani das Missões viveu mais um Corpus Christi marcado pela tradição polonesa. Com a presença de todas as comunidades da paróquia, as ruas da cidade foram enfeitadas com os tapetes de serragem colorida e flores. Ao longo do trajeto até a Igreja Matriz haviam os altarzinhos. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro. Após a celebração os festejos seguiram no salão paroquial com a tradicional festa da paróquia.

PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA, EM SÃO LUIZ GONZAGA:

Em São Luiz Gonzaga a Solenidade de Corpus Christi foi celebrada pela manhã, com Missa na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Cenir Sturm. Após a celebração os fiéis realizaram uma procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade e momentos de reflexão e adoração nos altarzinhos preparados.

PARÓQUIA SÃO ROQUE, EM TUCUNDUVA:

Na terra dos músicos o Corpus Christi foi marcado pelos tapetes de serragem colorida confeccionados internamente na Igreja Matriz. A Santa Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Cárison Kapelinski.

PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA, EM INDEPENDÊNCIA:

Em Independência, durante a Solenidade de Corpus Christi também aconteceu o rito da investidura de 17 novos coroinhas. As crianças foram preparadas através de um cursinho formativo que os apresentou noções básicas de liturgia para que pudessem servir durante as celebrações. Após a Missa presidida pelo pároco, Pe. Magnos Hartmann, aconteceu a procissão com a Santíssimo.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ, EM BOA VISTA DO BURICÁ:

Os preparativos para o Corpus Christi em Boa Vista do Buricá iniciaram cedo. Era ainda madrugada quando os paroquianos começaram a confecção dos tapetes feitos a base de serragem colorida, cartazes temáticos e flores.