top of page

Coral Santa Cecília celebra 105 anos de fundação


Em celebração na Igreja Matriz de Santo Cristo, presidida pelo pároco, Pe. Carlos Griebeler, neste último sábado, 10 de outubro, o Coral Santa Cecília, de Santo Cristo, comemorou seus 105 anos de ininterrupta atividade.

Foi em 10 de outubro de 1915 que um padre palotino vindo de Cerro Largo veio a Santo Cristo celebrar uma Missa. Na ocasião, um grupo de cantores se reuniu para cantar na celebração. A este grupo, posteriormente, deu-se o nome de Coral Santa Cecília. Desde então o coral está presente e atuante na caminhada pastoral da Paróquia Ascensão do Senhor, mas também colaborando com a difusão da cultura através da música em eventos públicos, apresentações artístico-culturais do município de Santo Cristo e da região noroeste do Rio Grande do Sul.

Hoje, 105 anos desde sua fundação, o Coral Santa Cecília rende graças a Deus por sua história evangelizadora e propagadora da cultura através da música e do canto.


Breve histórico do Coral Santa Cecília:


Fundado em 10 de outubro de 1915, o Coral Santa Cecília teve por regente fundador o Sr. Frederico Guilherme Rauber, sendo os demais cantores membros da família Brod e o Sr. Schaeffer, morador da Linha Larga, de Santo Cristo.

Em 1956, por iniciativa do Pe. Adolfo Gallas e, com a participação do Coral, foi gravado um LP contendo a Missa de Páscoa e a Hora Católica irradiada na época. Em setembro de 1987, com 30 sócios efetivos, foi oficializada a personalidade jurídica da SOCIEDADE CULTURAL SANTA CECÍLIA.

Em maio de 1999, juntamente com outros grupos de canto, protagonizou a gravação do primeiro CD intitulado de Vozes da Terra. Em 2003, gravou-se o segundo CD. Durante 2007, resgatou digitalizando seu acervo cultural e elaborou um compêndio de sua atividade em DVD.

A Sociedade Cultural Santa Cecília tem por objetivo promover manifestações de cunho cultural, o canto folclórico, sacro e popular, sob forma de coral. Tem se mantido em atividade continuamente e persevera em sua finalidade pela importância que dá às suas origens, às tradições, ao trabalho em equipe e a valorização da expressão vocal e musical.

Formado predominantemente por vozes masculinas, o que o diferencia dos demais, com uma média de trinta cantores, o Coral que começou com a finalidade de animar os cantos das Missas da Matriz de Santo Cristo se expandiu e, nestes 105 anos de existência, já se apresentou em muitas localidades, participando de eventos culturais e religiosos, en­contros de corais, e levando a cultura de Santo Cristo para os mais distantes rincões do Rio Grande do Sul, Santa Cataria, Paraná e Argentina. Tradicionalmente os ensaios são realizados terças-feiras à noite, de março a dezembro e reuniões bimestrais para deliberar sobre seus rumos.


Confira alguns registros da celebração:



Notícias em Destaque
Notícias Recentes
bottom of page