Coordenador Regional da Pastoral do Migrante visita a Diocese

Neste último final de semana, dias 16 à 18 de outubro, o Coordenador Regional da Pastoral do Migrante, Pe. James-son Mercure, esteve em visita oficial à Diocese de Santo Ângelo. O sacerdote da congregação dos padres carlistas é natural do Haiti, mas há 4 anos reside no Brasil e há 2 anos exerce a função de acompanhar a Pastoral do Migrante no Rio Grande do Sul.

Pe. James esteve acompanhado por Jesus Guyapero, imigrante venezuelano e agente de pastoral, e pela psicóloga gaúcha, Daniele Cristane, que atualmente está colaborando com a pastoral do migrante na região de Porto Alegre.

Com uma programação intensa, Pe. James priorizou a visita aos grupos e comunidades de imigrantes haitianos, nas cidades de Santo Ângelo e Santa Rosa. Na sexta-feira, o grupo concedeu entrevistas às rádios e jornais de Santo Ângelo, encerrando a tarde com a celebração da missa no Carmelo. No sábado, dia 17, pela manhã o grupo participou de uma live pela Rádio Fema, de Santa Rosa, na qual abordou a questão migratória, seus desafios, problemas e caminhos futuros. Após a live, o grupo seguiu para um encontro com haitianos na Escola Municipal Francisco Brochado da Rocha. A escola, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – IFF, desenvolve o projeto de uma horta comunitária com haitianos. Ali professores, membros da secretaria municipal de educação, e mais 30 imigrantes haitianos esperavam para uma conversa sobre projeto e a situação dos imigrantes na cidade. O grupo concluiu a manhã com o almoço no bispado, com Dom Liro e Pe. Aloísio Ruedell.

A tarde o grupo seguiu para Santa Rosa, onde visitaram os imigrantes daquela cidade. No fim da tarde, após conversa com os haitianos, o grupo participou a missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

No domingo, Pe. James e os demais participaram da missa na Catedral, em Santo Ângelo. Também estiveram na celebração um grupo de imigrantes haitianos católicos residentes na cidade. Após a missa a visita à Diocese foi encerrada com almoço de confraternização entre o grupo e os imigrantes na Paróquia Santo Antônio, do Bairro Pippi.

Confira a mensagem deixada pelo grupo:

Confira as fotos da visita:

(Créditos das imagens da Catedral: Adriana Photo Studio)