Convite para formação com Equipes Vocacionais Paroquiais

Neste Ano Vocacional e Ano das Juventudes, o Serviço de Animação Vocacional - SAV está organizando um trabalho voltado a criação e formação de Equipes Vocacionais Paroquiais. Para tanto, são propostos dois momentos de formação que reúnem as lideranças pastorais das paróquias para trabalhar este tema. Confira a carta convite para os encontros de formação:

FORMAÇÃO PARA EVPs

Estamos vivendo o Ano Vocacional Nacional, sob o Tema: Vocação Graça e Missão, e Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf. Lc 24,32-33) e o Ano Diocesano das Vocações e Juventudes, e sabemos da necessidade que temos de vocações nas mais diversas especificidades em nossa Diocese (Presbiterais, religiosas, matrimoniais e leigas nos seus diferentes ministérios). Sentindo as vozes do tempo e a necessidade de estarmos atentos às demandas que o tempo atual nos impõe, vendo, também, a crise vocacional que nos assola, não podemos ficar inertes! Para isso, queremos retomar e revitalizar o dinamismo da ação vocacional em nossa Diocese.

Sabemos das grandes demandas de trabalho ministerial que os padres já exercem em suas paróquias e da escassez de tempo para acompanhar todos os setores e pastorais, assim como atender os sacramentos para nosso povo, sendo presença amiga, próxima e solidária. Pensando nisso, nós da Equipe Diocesana do SAV não vemos outra forma, se não, avivarmos nossas Equipes Vocacionais Paroquiais, para que possam estar atentas a esta demanda vocacional que, muitas vezes, fica na tutela do padre da paróquia. Sendo assim, a EVP irá exercer um serviço de “Olheiros” para perceber as vocações e aptidões que emergem do povo.

Assim, no serviço quotidiano da paróquia a EVP torna-se um grupo de pessoas que, generosa e gratuitamente, assumem este trabalho de animação vocacional dando testemunho que vale a pena ser próximo de Jesus e ser feliz com a vocação que escolheu, fortalecendo a oração pelas vocações nas comunidades e grupos e dinamizando a “Ação Evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação”, rezando a oração da dezena do terço e a oração pelas vocações antes das missas e celebrações.

Para que este trabalho seja eficiente, a EVP precisa estar disponível à constante formação e retiros, além do envolvimento com a Equipe Diocesana do SAV. Sendo assim, melhorando este dinamismo, nos propomos a acompanhar esta Equipe em sua paróquia.

Para facilitar a formação, estaremos nos reunindo nas seguintes datas:

Dia 10/06:

Horário: 8h às 11:30h

Local: Centro Pastoral de Três de Maio

Para quem: Foranias de Três de Maio e Santa Rosa.

Horário: 8h às 11:30h

Local: na Cúria Diocesana, em Santo Ângelo

Para quem: EVPs das Foranias de Santo Ângelo, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

O objetivo deste encontro é esclarecermos as ações concretas das EVPs, principalmente em vista do Ano Vocacional e do Mês Vocacional, além da distribuição de subsídios que favoreçam o serviço da Equipe nas comunidades.

Os contatos para maiores esclarecimentos podem ser feitos comigo, Pe. Jean pelo WhatsApp: (55) 996406018, ou pelo e-mail: jean.rodrigo.p@hotmail.com . Além da EVP, acompanhamos rapazes e moças que queiram discernir sua vocação específica, e podem ser encaminhadas a nós, também. Ficaremos felizes, com nossa Equipe do SAV, em colaborar nesta missa junto às nossas paróquias e com as novas vocações despertadas.

Com carinho e esperança,

no Ano Diocesano das Vocações e Juventudes,

Pe. Jean Rodrigo Pinheiro

Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Santo Ângelo.