Cinquentenário celebra Nossa Senhora da Saúde

Este ano, a tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde foi diferente. A Paróquia de Cinquentenário, no município de Tuparendi, fez memória de sua padroeira através de celebrações com o público reduzido. O tríduo preparatório para a festa foi celebrado na Igreja Matriz sob presidência do pároco, Pe. Guido Boufleur. No último domingo, 22 de novembro, a Santa Missa marcou a memória litúrgica da padroeira, com celebração transmitida pela rádio Noroeste, de Santa Rosa.

Todos os anos, a festa e o Tríduo de Nossa Senhora da Saúde atraem centenas de fiéis de toda a região buscando a intercessão da Mãe de Deus sobre suas vidas. A devoção à santa foi trazida para a região pelos imigrantes italianos que, no distrito de Cinquentenário, construíram uma capelinha de madeira dedicada à Mãe de Deus sob a invocação de Senhora da Saúde. Aos poucos, com o passar o tempo, pessoas de outras colônias vinham em peregrinação para participar das festividades da padroeira. A capelinha de madeira foi ficando pequena e precária para o número de fiéis. Logo, a igrejinha de madeira deu lugar à uma imponente Igreja consagrada a Deus e dedicada à Nossa Senhora da Saúde. Hoje, a fé e a devoção permanecem entre o povo da região.