Celebração marca jubileu de Vida Consagrada de Religiosas Filhas do Amor Divino em Mato Queimado
- Diocese de Santo Ângelo
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Contando atualmente com 5 religiosas, e atuação na equipe de saúde e educação do Município, além de estimular as famílias e a vida comunitária, as Irmãs Filhas do Amor Divino em Mato Queimado completaram, dia 22 de Fevereiro de 2025, 77 anos de presença na comunidade matoqueimadense. As religiosas são reconhecidas em seu zelo e carinho por diversos patrimônios imateriais de um valor incalculável para a comunidade. Suas atividades e integração junto a sociedade é notável em todas as instituições e atividades da comunidade.
No domingo, 12 de Outubro, a comunidade de Mato Queimado celebrou com alegria o jubileu de vida consagrada de 4 religiosas naturais do município. Ir. Margarida Hartmann comemorou 70 anos de Vida Religiosa, Ir. Salete Wagner e Ir. Teresinha Norma Kliemann comemoram 60 anos de Vida Religiosa, e Ir. Dulce Adams completou 50 anos de vida Religiosa. Todas, com seus familiares residentes na comunidade, foram agraciadas com uma grande programação festiva que iniciou com a Santa Missa na Igreja da Comunidade Santo Estanislau, seguida dos festejos no Centro de Convivência.
HISTÓRICO DA COMUNIDADE NAZARÉ
A Comunidade Nazaré das Irmãs Filhas do Amor Divino de Mato Queimado teve seu inicio no dia 22 de fevereiro de 1948, com a vinda das primeiras Filhas do amor Divino, Irmãs Maria Aloísia Binsfeld, Maria Cecília Hatmann e Maria Francisca Puhl.
O começo dessa missão teve a marca do profundo amor à causa que trouxe as Filhas do Amor Divino a Mato Queimado, pequena localidade do interior, pertencente na época a São Luiz Gonzaga. Pobreza, renúncias, sacrifícios mantinham as Irmãs unidas nos comuns esforços caracterizados por grande dedicação, despojamento e disponibilidade.
A precária Capelinha que havia na comunidade serviu de residência das Irmãs até inicio de setembro daquele ano. No mesmo espaço foram feitas divisórias servindo de salas de aula. No dia 08 de setembro de 1948, tanto a residência das Irmãs quanto as salas de aula foram transferidas ao novo prédio construído para tais finalidades. A escola passou a ser denominada de Escola Santo Estanislau.
No ano de 1974, a residência das Irmãs desmembrou-se do prédio da escola. Com a ajuda da comunidade local, foi construída uma casa destinada a moradia das Irmãs. A partir desse momento, a Comunidade Religiosa foi denominada de Comunidade Nazaré.
A atuação das Irmãs como professoras estendeu-se até 2004. Hoje a atuação da vida e missão das Irmãs da Comunidade Nazaré acontece em diversas pastorais e serviços, como: levar a Eucaristia às pessoas idosas e doentes, trabalho no serviço de enfermagem no Posto de Saúde, trabalho na Secretaria de Educação do município, servindo na catequese, na liturgia, no acompanhamento dos coroinhas, visitando as famílias.
Cerca de 21 religiosas da Congregação das Irmãs Filhas do Amor Divino são naturais de Mato Queimado.
Com informações de Orcelei Dalla Barba