Caritas dá continuidade a Projetos junto às Comunidades Tradicionais

Em sintonia com a Caritas Brasileira do Rio Grande do Sul, a Cáritas Diocesana deu continuidade ao longo do ano de 2022 os diálogos e a execução de projetos junto as comunidades tradicionais da Diocese de Santo Ângelo: Tekoás (Aldeias), de São Miguel das Missões, e Ressaca da Buriti, de Santo Ângelo, juntamente com o Quilombo Passo do Araça, de Catuípe. As Entidades europeias retomaram seu apoio a projetos na área do Saneamento Básico e no tema da Segurança Alimentar e Nutricional.

Os projetos têm por objetivo o enfrentamento das desigualdades sociais para maior resiliência das comunidades indígenas e quilombolas através de políticas públicas de proteção social, do fortalecimento das identidades e da organização de base. Rodas de conversa foram feitas a fim de dar a autonomia as comunidades na sua decisão de onde iriam aplicar os recursos previstos dentro da temática do Saneamento Básico e Segurança alimentar e nutricional.

Ao longo do ano as comunidades foram refletindo e amadurecendo onde investir os recursos previstos. Assim, foi definido por cada comunidade a aplicação do recurso. No Quilombo Passo do Araça em Catuipe, decidiram-se por instalar uma caixa de água de 5 mil litros, afim de não mais comprometer o abastecimento da comunidade de 12 famílias. A Aldeia Alvorecer/Koenju de São Miguel das Missões definiu em reformar as tampas de fossas e sumidouros que estavam comprometidas em algumas residências e que ofereciam riscos à comunidade de 35 famílias. Por fim, a Aldeia Pyau da Buriti em Santo Ângelo, optou em construir mais um banheiro para o uso coletivo da comunidade que é recente e que está em fase de ampliação do seu território, bem como o número de famílias hoje composta por 22.

A Caritas agradece ao Poder Publico de Catuípe através da Secretaria de Saúde, a Secretaria do Meio Ambiente de Santo Ângelo e a Secretaria de Obras de São Miguel das Missões pela parceria na viabilização dos projetos, que são estratégicos para a qualidade de vida das Comunidades Tradicionais do Território das Missioneiro. O agradecimento também se estende a todos que contribuem e auxiliam para viabilizar esse trabalho de atendimento e contribuição junto às Comunidades e Povos Tradicionais.

Confira as fotos:

Milton César Gerhardt – Assessor Diocesano