Arroio do Meio acolhe 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul
- Diocese de Santo Ângelo
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul aconteceu no dia 04 de março, terça-feira de Carnaval. Este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi a sede do evento que reuniu centenas de milhares de romeiros e romeiras de todo o Estado.
O evento foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra Regional, Cáritas Brasileira, Movimento dos Pequenos Agricultores, Grupos de Ecologia e a Diocese de Santa Cruz do Sul.
A romaria, que congrega espiritualidade e provoca a reflexão social, aconteceu às margens do Rio Taquari, uma das regiões mais atingidas pela tragédia socioambiental das enchentes de maio de 2024. O objetivo de trazer a romaria para o Vale do Taquari foi fortalecer a fé e a esperança junto aos atingidos pela catástrofe e que continuam sofrendo as consequências das enchentes.
Após a abertura, os romeiros percorreram um trajeto de 2,5km, em direção ao Bairro Navegantes passando por ruas próximas do Rio Taquari e, após, pela Rua Coberta, até chegar na Praça Flores da Cunha onde foi celebrada a Santa Missa. Ao longo do trajeto, os romeiros se confrontaram com cenários relacionados com as memórias da enchente e com representações da solidariedade, das doações e do voluntariado que tanto atuou e fez a diferença na vida das pessoas durante o período das enchentes.
Segundo organizadores da romaria, na Capela da Igreja do Bairro Navegantes, um “Memorial aos Mártires da Casa Comum”, será construído com o objetivo de recordar as vítimas da crise climática atingidas tanto pela força da natureza, quanto pela violência que ainda fere e mata a vida dos defensores da Casa Comum, que são mulheres, jovens, pessoas negras e indígenas. Cada participante que teve um ente querido que partiu nestas condições, poderá levar o nome escrito em um papel, para ser colocado na cruz e recordado.
Rumo ao Santuário de Caaró em 2026
Em virtude da grande celebração dos 400 anos da chegada dos Mártires Jesuítas às terras do atual Rio Grande do Sul que acontecerá em 2026, a 48ª Romaria da Terra será realizada no Santuário de Caaró, na Diocese de Santo Ângelo. O evento fará parte das comemorações alusivas ao quadricentenário do início das Missões Jesuítico-Guaranis em solo gaúcho.




















































Comentários