A Igreja se despede de Dom Jacó Hilgert

“Os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12, 3)

A Diocese de Cruz Alta comunica, com imenso pesar, o falecimento de S. Excia. Revma. Dom Jacó Roberto Hilgert, Bispo Emérito de Cruz Alta, ocorrido hoje, 17 de dezembro de 2020, às 01h26min, em sua residência, aos 94 anos de idade, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Pastor zeloso e fiel, Dom Jacó Hilgert, dedicou toda sua vida ao serviço do Evangelho. Como 2º Bispo Diocesano de Cruz Alta deixou significativas e profundas marcas em nossa Diocese nos longos e frutíferos anos em que esteve à sua frente (1976-2002). Durante a emeritude foi incansável nas mais diversas atividades que realizou no decorrer dos anos, enquanto a saúde física lhe permitiu.

Ao concluir sua jornada terrena, confiante e esperançoso no Senhor, Dom Jacó deixa um legado de amor e dedicação à Igreja, de cuidado e zelo com os mais pobres, de testemunho vivo da Boa Nova de Jesus Cristo, de entrega filial à Bem Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima.

Convido aos padres de nossa diocese a oferecerem Missas em sufrágio de sua alma e a todos os diocesanos a juntos elevarmos a Deus preces em ação de graças por sua vida, vocação e missão.

Celebrar-se-ão, na Catedral Diocesana, missas exequiais, seguindo todos os protocolos sanitários, hoje 17 de dezembro, nos seguintes horários, 12h e 15h. Às 17h será a Concelebração Eucarística com última encomendação e sepultamento na cripta da Catedral.

Que o Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o acolha no paraíso para o descanso eterno e o conceda a devida recompensa por tanto bem que fez a serviço do Reino. Dai-lhe, Senhor, o descanso e a luz eterna.