45ª Romaria da Terra reúne mais de 3 mil pessoas em Eldorado do Sul

Mais de 3 mil romeiros de diferentes regiões do estado, vinculados à espiritualidade e a luta social, estiveram reunidos no último dia 21 de fevereiro, no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, na 45ª Romaria da Terra do RS. O evento iniciou nos dias 19 e 20, com o Acampamento dos Povos da Terra em Romaria, com a participação de indígenas, quilombolas e agricultores.

O tema desta edição foi “Terra e Pão: em defesa dos territórios e da vida” — Uma reflexão sobre a importância da terra como Dom de Deus para todos. A concentração para a Romaria e acolhida dos Romeiros ocorreu a partir das 7 horas do dia 21, na Praça da Matriz, no centro. Logo após, às 9h, teve início a abertura e caminhada até o Assentamento Integração Gaúcha, um percurso de aproximadamente 3 quilômetros percorridos a pé.

No território da reforma agrária foi montado um palco para a missa campal, celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre para o Vicariato de Guaíba, Dom Adilson Busin. Um dos pontos abordados foi a estiagem, que assola o estado e impacta pelo menos 315 municípios. Ao meio-dia, foi servido o almoço, com a tradicional partilha dos alimentos entre os participantes.

A Diocese de Santo Ângelo esteve representada através de lideranças e padres das comunidades e membros das pastorais sociais. Em 2024, a 46ª Romaria da Terra acontecerá em Ipê, na Diocese de Vacaria.

Fotos e informações: Diocese de Santa Cruz do Sul