Carmelo de Giruá celebra 40 anos de fundação

Nesta quinta-feira, dia 16 de julho, o Carmelo Imaculado Coração de Maria, de Giruá/RS, celebra 40 anos de sua fundação. Esta casa de oração, muito procurada pelo povo para aconselhamentos e acompanhamentos espirituais, é mais um fruto do Espírito Santo na Diocese de Santo Ângelo, sendo a segunda comunidade religiosa de vida contemplativa em nossa Diocese.

A partir do sonho do Padre Dionysio Basso, em edificar uma comunidade carmelita descalça feminina na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Giruá, a comunidade local começou a se mobilizar. Em 16 de julho de 1980, chegavam a Giruá as primeiras Irmãs desse novo Carmelo, dedicado ao Imaculado Coração de Maria. Seis Irmãs vindas do Carmelo de Santo Ângelo passariam a residir e formar comunidade ali.

Naquele dia, festa de Nossa Senhora do Carmo, em procissão solene, a imagem da Mãe do Carmelo foi conduzida pelas ruas de Giruá até o novo mosteiro. Ali, na presença de mais de mil e duzentas pessoas, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Estanislau Kreutz, e concelebrada pelo Pe. Dionysio. O povo giruaense vinha acolher, com muita alegria e profunda fé, as Irmãs Carmelitas. Um dia para ficar na história.

No silêncio, na oração e no trabalho, as 14 irmãs carmelitas ali vivem suas vidas, colocando seus dons a serviço da comunidade através dos diferentes trabalhos realizados: confecção de alfaias em pintura e bordado, velas ornamentais, pintura de quadros em óleo, confecção de hóstias, pães, cucas, biscoitos e sonhos. Todas atividades visam garantir o sustento da comunidade. E, nesse espírito fraterno, o Carmelo cumpre sua missão, como comunidade orante, que zela pela Igreja Povo de Deus.

Neste espírito, a Diocese Angelopolitana se alegre e rende graças a Deus pelas Irmãs Carmelitas de Giruá, por todo seu trabalho e a importante e bela missão que estas tem junto ao Povo Deus.