Gincana Nacional do Movimento de Emaús homenageia o Servo de Deus Marcelo Câmara

Membros do Movimento de Emaús de todo o Brasil estão mobilizados em sua primeira Gincana Virtual Nacional, em homenagem ao Servo de Deus, Marcelo Câmara, de Florianópolis/SC.

Quem foi Marcelo Câmara:

Um testemunho de vida cristã formidável para os tempos atuais.

Jovem, leigo, professor, promotor de justiça, Marcelo Henrique Câmara deixou esta vida em 20 de março de 2008, uma Quinta-feira Santa, com fama de santidade. Buscou santificar-se nos afazeres

cotidianos, ordinários, em meio às realidades temporais, celebrando as alegrias e carregando as cruzes da sua existência, sobretudo identificando-se com o sofrimento redentor de Cristo no oferecimento da sua enfermidade (leucemia), vivida com alegria e paz cristã.

Sua vida retrata a essência da santidade como a abertura generosa e constante à graça de Deus, e nos abre os olhos para o verdadeiro milagre da caridade – realizar as atividades mais comuns, aparentemente sem qualquer transcendência, com o coração grande, voltado para Deus, conferindo-lhes, assim, valor de eternidade.

No começo deste terceiro milênio, em meio aos desafios de um mundo altamente materialista, individualista e secularizado, nos confirma que a santidade é um chamado para todos.

A Gincana:

A iniciativa foi inspirada pela Gincana Marataús, do Movimento de Emaús na Arquidiocese de Florianópolis, que acontece a cada dois anos, em espírito de integração e competição sadia, com participação aberta e realização de diversas provas, muitas delas com apelo à solidariedade com pessoas carentes.

A gincana conta com a participação de 439 discípulos-missionários do Movimento de Emaús, vinculados a 23 secretariados de diversas dioceses das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.

A Diocese Santo Ângelo conta com 53 discípulos-missionários de Emaús na Gincana, distribuídos nas 30 equipes com pessoas dos 23 secretariados brasileiros, sendo a Diocese com o maior número de participantes.

Lançada oficialmente em uma Live transmitida pelo Youtube, em 20 de junho, a organização divulgou o regulamento oficial, o caderno de provas e a composição de suas 30 equipes (https://emaus.org.br/nacional/gincana-virtual/).

Além das 11 provas constantes do caderno de provas, haverá várias provas-relâmpagos, de curta-duração. A Gincana encerra em 26 de julho.