Lançamento oficial da Comissão Diocesana de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas em

Na manhã dessa quinta-feira, dia 28 de maio, Dom Liro Vendelino Meurer, Bispo de Santo Ângelo, baixou o decreto de criação da Comissão Diocesana de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, como resposta a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, Vos Estis Lux Mundi, do Papa Francisco.

Através da criação de tal Comissão, é apresentado ao público um sistema estável e acessível para que possa realizar denúncias de possíveis crimes de abusos sexuais cometidos por parte de padres, religiosos e religiosas no território da Diocese. A Comissão, além de receber possíveis denúncias, deve estudar e discernir sobre a veracidade das mesmas e, se houver indícios, comunicar às autoridades da Igreja para dar encaminhamentos de investigação dos fatos. Deste modo, evita-se o silêncio e a ocultação desses crimes. Importante observar que nenhuma denúncia de possível abuso sexual poderá ser anônima.

O decreto com a provisão dos membros e, também, das atribuições e orientações que serão seguidas pela Comissão foi encaminhado aos padres e paróquias. O documento aponta como objetivo da Comissão tornar-se um canal de diálogo permanente, de escuta e acolhida.

Nas palavras do Papa Francisco, “crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e prejudicam a comunidade dos fiéis e, que, para que esses casos, em todas as suas formas não ocorram mais, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, acompanhada de ações concretas e eficazes que envolvam todos na Igreja da Diocese de Santo Ângelo” (Cf. Introdução § 2º do VELM).

A Comissão Diocesana quer, em nome do Bispo Diocesano, garantir que em todas as instituições católicas e áreas eclesiais que realizam seu trabalho pastoral no território desta Diocese sejam um lugar seguro e livre de abuso sexual, principalmente para crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade que participam de todas as suas atividades. Para isso, a Comissão está disponível para realizar formações e trabalhos que visem a promoção e tutela de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Contatos:

Para realizar uma indicação de denúncia é necessário entrar em contato pelo telefone (55) 99621-0515 ou pelo e-mail comissao.angelopolitana@gmail.com para agendar uma entrevista com o Coordenador da Comissão que garantirá o sigilo e o cuidado técnico necessário para depoimento sem dano. Importante observar que nenhuma denúncia de possível abuso sexual poderá ser anônima. Todo o trabalho da Comissão será regido pelo Regulamento que acompanha o Decreto de constituição.

Créditos da imagem: Vatican News